Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Cumprimentos curiosos pelo mundo

Marcio Moraes

08/11/2017 08h00

Viajar significa explorar e conhecer povos de todo o mundo. Por isso, é importante nos atentarmos as diferenças culturais e aprendermos os costumes da população local. O cumprimento é o primeiro contato que fazemos com alguém e precisamos saber a formalidade correta para não ofender ninguém.

Aqui separei cumprimentos singulares de alguns países que podem ajuda-lo durante as suas viagens.

Tibete

Foto: iStock /Nastia11

Se as pessoas começarem a mostrar a língua para você na rua, não se sinta mal. No Tibete, esse é um cumprimento normal e, sim, as pessoas dão as boas-vindas assim. A prática data do século IX, quando um rei impopular com língua preta governou. E como muitas pessoas acreditavam no renascimento dele, todos passaram a mostram a língua para provar sua "inocência". Inusitado, não é mesmo?

Mongólia

Foto: Divulgação

Se você gosta de presentes, está no lugar certo. Este local possui um costume curioso: os anfitriões presenteiam os hóspedes com a hada, uma tira azul de algodão ou seda. Em retribuição, a pessoa deve curvar-se e receber a faixa com os braços estendidos. Conseguem imaginar isso no Brasil?

Botswana

Foto: iStock /JimmyLung

Pronto para aprender o cumprimento daqui? Vamos lá: Primeiro, faço um aperto de mão normal, e chacoalhe apenas uma vez, para cima e para baixo. Então, intercale os polegares e levante as mãos até os braços ficarem em ângulo reto. Depois, cada um agarra o polegar e o topo da mão do outro firmemente. Por fim, deixe as mãos caírem de volta para um último "aperto" normal.

Zimbábue

Foto: iStock /Marja_Schwartz

Bem, aqui as coisas vão para um lado inesperado. Já pensou cumprimentar as pessoas na rua com um "adoleta"? Pois é, no Zimbábue é comum utilizar o jogo de mãos como saudação. Então, não se assuste ao ver as pessoas batendo palmas "aleatoriamente", pois elas só estão se cumprimentando.

Nova Zelândia

Foto: Divulgação

A surpresa da vez fica por conta do cumprimento da tribo Maori. O "hongi" é simples: encoste a testa no outro e esfregue os narizes. Depois, respire ao mesmo tempo em que a pessoa para compartilhar o "sopro da vida". Curiosidade: O povo Inuit, do Canadá, tem uma saudação semelhante, o "beijo de nariz".

Então, quem sabe as crianças não estão apenas dizendo um "oi" quando mostram a língua ou fazem um "adoleta"?

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!