Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Comida de avião: veja como são feitas as refeições de bordo

Marcio Moraes

31/01/2018 08h00

As comidas de avião são sempre debochadas pelos passageiros, porém, poucos fazem ideia de como elas são preparadas. Não é um processo simples, já que precisam estar prontas horas antes de serem servidas, a milhares de metros do chão. As refeições são geralmente parte de voos com longa duração e/ou em horários que coincidem com café da manhã, almoço ou jantar.

Foto: iStock

Quem faz?

Para tirar a má fama das comidas a bordo, algumas companhias têm oferecido para as primeiras classes e as executivas opções assinadas por chefs renomados, como a Air France com o chef Daniel Boulud. Mas isso é assunto para outro post!  A comida que vai para os aviões é feita por empresas especializadas, como a LSG Sky Chefs, uma das mais conhecidas, a Flying Food Group e a IMC (International Meal Company). Apenas uma empresa desta pode produzir até 85 mil de refeições por dia. É muita demanda!

Foto: Divulgação/LSG

Onde faz?

O lugar de preparo, claro, não é dentro da aeronave. A comida é feita mais ou menos dez horas antes do voo e em locais próximos a aeroportos. Pré-preparada, ela é embalada a vácuo para depois ser aquecida em fornos elétricos especiais dentro do avião. Até os alimentos chegarem aos fornos, eles são conservados na temperatura de 2ºC a 5ºC.

Foto: Divulgação/LSG

Quem escolhe?

Agora você se pergunta: mas quem escolhe o menu? Ele é elaborado por especialistas, que levam em conta tanto os alimentos de cada época do ano, quanto as rotas dos voos. Geralmente, ele é baseado na culinária da região da companhia aérea. Os pratos são escolhidos até um ano antes, para que eles sejam testados e os preços analisados.

Foto: iStock

E as bebidas?

Na maioria dos voos, as opções de bebidas vão de suco de laranja a vinho. Para manter todos gelados, as empresas os matêm em um freezer refrigerado a uma temperatura de -42°C. Em apenas 12 minutos, o freezer é capaz de passar uma bebida de temperatura ambiente para 5°C.

Foto: iStock

E aí, matei a sua curiosidade sobre as comidas de avião?

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!