Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Comidinha de "boteco"

Marcio Moraes

26/08/2013 10h50

Quase todo mundo sabe, mas São Paulo tem os restaurantes mais caros do mundo. Sinceramente, não temos nem renda per capita para isso. Mas o fato é que chegamos ao cúmulo de ter preços mais altos que Londres, Nova York e, pasmem, Sydney. É uma pena, pois a nossa comida também está entre as mais saborosas do mundo. E a capital paulista é, de fato, a meca da gastronomia. São opções para todos os gostos,  mas não para todos os bolsos.

Mais uma vez, coitadinho, acusam o dólar como o grande responsável pelos altos custos, inclusive da feijoada. Só queria entender onde o porco se encontra com as "verdinhas". A média por pessoa está na casa dos R$ 220 em um restaurante médio, algo como US$ 100. Com este dinheiro é possível comer o melhor prato do restaurante em qualquer parte do mundo. Isso quando não pedimos um vinho, aí a coisa fica preta. Sem contar a história do menu degustação, que é um jeito marqueteiro de servir menos por mais. Tudo bem que muita gente acha superbacana conhecer os pratos exóticos do chef. O susto vem na hora da conta, ou melhor, do orçamento.

Descobrimos que pagamos uma grana alta por uma "comida de boteco". Aos pouquinhos voltamos a moda dos jantares em casa: mais baratos, seguros e requintados. E o detalhe: nem precisamos deixar a caixinha e o dinheiro do manobrista, só para ser chamado de "Doutor". Já reparou a quantidade de "doutores" nos restaurantes de São Paulo?!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!