Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Um pouco mais sobre o trem bala...

Marcio Moraes

28/11/2013 13h06

Na ultima segunda-feira o blog falou sobre a agilidade e eficiência do trem bala, que corta o Japão a 300km/h. Mas, agora vou contar um pouco sobre a sensação que se tem no interior de um veículo como esse. Como já disse, a higiene é pré-requisito básico. Os japoneses acreditam que a limpeza está relacionada a boas energias, por isso tudo no país é extremamente limpo e bem cuidado.

Antes de entrar no trem andei bastante pelas estações, que são verdadeiros shoppings, com lojas de departamentos enormes, agências de viagens e uma diversidade incrível de restaurantes e lanchonetes. É bastante comum as pessoas aproveitarem as estações e já entrarem nos trens com refeições ou lanches em mãos para degustar dentro deles. Além claro, de poder levar lembranças e compras em geral.

IMG_8373

IMG_8403

Como a tecnologia está no espírito japonês, não poderia ser diferente na hora de comprar o ticket de embarque. Os balcões que atendem pessoalmente ainda são usados, claro. Mas os sistemas eletrônicos são bem práticos e convenientes. Em questão de poucos minutos você escolhe seu trajeto, passa seu cartão e imprime seu ticket. A educação japonesa não permite nenhum tipo de desorganização nas filas, que são estabelecidas a partir do horário de partida dos trens e sob a mais perfeita segurança, preocupação número um dos japoneses. Por exemplo, se seu trem sair às 11:10h, espere a fila das 11h entrar no vagão e a plataforma esvaziar, em seguida você pode calmamente se dirigir a fila, muito bem monitorada por seguranças e pelos vários maquinistas que sempre partem com a certeza de que não existem mais passageiros para embarcar.

Além da incrível quantidade de trens disponíveis, que chegam a ter partidas de 10 em 10 minutos, a acessibilidade nas estações também é algo impressionante. Atende todas as necessidades de deficientes visuais e físicos, fora as escadas rolantes e elevadores para quem carrega bagagens.

IMG_8381

Depois de embarcar não espere nada menos do que muito conforto. Os trens, apesar de fazerem o trajeto a 300km/h, são extremamente silenciosos. Na classe executiva as poltronas são em dupla, espaçosas e aveludadas. Na classe comum são em trios, mas também confortáveis.

IMG_8397

Se não tiver garantido seu lanche nas estações, não se preocupe, o serviço de bordo comercializa diversas opções. E comer no trem, acredite, é tão confortável quanto em casa!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!