Igreja de ossos humanos é atração da República Tcheca
Olá companheiro,
O mundo esconde alguns lugares um tanto bizarros e um deles certamente está na República Tcheca. Esse país tão peculiar possui grandes belezas, como a capital Praga ou, ainda mais interessante, o centro histórico da cidade de Kutná Hora, reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, que abriga o curioso Ossuário de Sedlec.
Copyright: Pecold /ShutterstockSituada no subsolo da Igreja de Todos os Santos, essa pequena capela cristã foi construída para ser um depósito de ossos, como o próprio nome diz, mas o interessante é que toda a sua decoração é composta – pasme! – de ossos humanos.
Copyright: farmer's daughter/ShutterstockCopyright: StockThings/Shutterstock
A história do lugar conta que em 1.142 um mosteiro cisterciense foi fundado na cidade. Anos mais tarde, o rei da Bohemia enviou o abade da instituição à Terra Santa. Este, por sua vez, voltou de Jerusalém com um punhado de terra da Gólgota – ou Calvário, local onde Jesus foi sacrificado – e jogou sobre o cemitério do monastério.
Copyright: dmitry_islentev/Shutterstock
Copyright: Beneda Miroslav/Shutterstock
Assim, o local ganhou fama e muitas pessoas quiseram ser enterradas ali. Em 1318, o cemitério já abrigava os restos mortais de cerca de 30 mil pessoas.
Copyright: Mikhail Markovskiy/Shutterstock
No meio da necrópole, por volta dos anos 1.400, um dos abades construiu a Igreja de Todos os Santos com um depósito de ossos no subsolo, que entre 1.703 e 1.710 foi remodelado ao estilo barroco checo pelo arquiteto Jan Blažej Santim-Aichl.
Copyright: Mikhail Markovskiy/ShutterstockO trabalho decorativo com ossos humanos, no entanto, foi feito apenas em 1.870 pelo entalhador František Rint, que dispôs de restos de cerca de 40 mil pessoas em lustres, sinos e outras partes da igreja.
Copyright: Adwo/ShutterstockPara informações sobre horários de funcionamento, visite o site: www.ossuary.eu
Copyright: Mikhail Markovskiy/ShutterstockMas e aí, você se sentiria bem acolhido ali?
Até mais!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.