Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Desbrave a Capadócia subterrânea

Marcio Moraes

26/11/2014 15h57

Meu amigo,

Quando estive pela primeira vez na região da Capadócia, na Turquia, fui em busca das belíssimas formações rochosas do local, além das riquíssimas relíquias históricas e culturais mundialmente conhecidas. De fato, as paisagens das cidades dali encantam e, até hoje, na minha opinião são o melhor exemplo de arquitetura sustentável do mundo, uma vez que são totalmente interligadas à natureza.

Copyright:muratart/Shutterstockshutterstock_165176312

O que poucas pessoas sabem é que a região guarda uma construção subterrânea: a antiga cidade de Derinkuyu se estende por cerca de 85 metros de profundidade em uma área de quase oito quilômetros.  São 600 portas que ligam salões, câmaras e instalações no subsolo.

Copyright: Elena Yakusheva/Shutterstockshutterstock_23100607

Alguns estudos apontam que a fundação da cidade tenha acontecido no século VII a.C. e que ali tenham vivido cerca de 20 mil pessoas, em sua maioria fugitivos de guerras.

Copyright: Tatiana Popova/Shutterstockshutterstock_103662977

Seus corredores formam um labirinto que serve para proteção contra invasores, e o que difere esse lugar de uma simples caverna são as características de uma cidade comum, como armazéns, refeitórios, poço, templos e até mesmo tubos de ventilação construídos para que os moradores levassem uma vida normal.

Copyright: Tatiana Popova/Shutterstockshutterstock_212571664

Derinkuyu foi aberta para visitação em 1965, mas só é possível passear por 15% da cidade. E se você ficar com vontade de mais, não se preocupe, pois esta é a maior das 36 cidades subterrâneas existentes na região.

Copyright: Pakhnyushchy/Shutterstockshutterstock_223197790
 

Um forte abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!