Conheça a fantástica migração das Borboletas Monarcas
Olá companheiro,
Fenômenos naturais extraordinários acontecem ao redor do mundo. Você já deve ter ouvido falar na Grande Migração do Serengeti – quando milhares de gnus migram em busca de alimentos anualmente na Tanzânia e Quênia –, ou na Aurora Boreal, típica nas regiões polares como Noruega, Finlândia, Alasca, entre outros destinos. Mas você já viu a incrível migração das borboletas monarcas?
Assim como todas as espécies de animais selvagens, esses insetos de cor alaranjada migram na época do inverno para lugares mais quentes em busca de alimentos. No caso das monarcas, as áreas de procriação ficam na divisa entre o norte dos Estados Unidos e o sul do Canadá, na região do Parque Nacional das Montanhas Rochosas.
Quando o clima começa a esfriar, geralmente em outubro, milhares e até milhões dessas borboletas viajam atrás de temperaturas mais amenas. E é aí que todo o show começa. De porte pequeno, elas percorrem cerca de 50 quilômetros por dia, parando para comer e descansar durante todo o percurso até o sul da Califórnia e as florestas de Oyamel, no México. Já imaginou ver o céu coberto por borboletas coloridas? Que incrível!
Mesmo com menos de um grama cada, a quantidade de pequenas voadoras é tão grande que quando elas pousam nas árvores, alguns galhos chegam a cair por causa do peso. O mesmo fenômeno acontece por volta de março, quando elas retornam às Montanhas Rochosas.
Mas o mais interessante de tudo isso é que nenhuma dessas borboletas consegue completar o ciclo migratório. Isso porque o período de vida delas é muito curto, então leva de três a quatro gerações para que um curso seja concluído por inteiro.
O problema é que a seca, o desmatamento e até o uso de herbicidas tem provocado uma grande queda na população dessas borboletas. Por isso, reforço o meu apelo pela preservação da natureza. Esse é um dever de todos, e que só nos traz benefício, não é mesmo?
Ótima viagem e bom fim de semana!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.