Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Prepare-se para a temporada de neve: veja como prevenir lesões e fraturas

Marcio Moraes

08/07/2015 15h21

Caro amigo viajante,

Inverno é sinônimo de neve, frio, montanha e esqui. E esqui, por sua vez, significa diversão, adrenalina e, sobretudo, cuidado. Afinal, ninguém quer interromper uma viagem por causa de uma queda. E com o início da temporada de neve no hemisfério sul, fui buscar algumas dicas de como evitar lesões durante a prática do esqui. Para isso, conversei com o Dr. Moises Cohen, ortopedista especializado em traumatologia e diretor do Instituto Cohen, referência em reabilitação e medicina do esporte. Veja os principais conselhos dele para se preparar para as atividades de inverno.

Dr. Moises Cohen - Diretor do Instituto Cohen

Dr. Moises Cohen: Diretor do Instituto Cohen, Professor Titular e Chefe do Departamento de Ortopedia da UNIFESP

Quais os tipos de fratura mais comuns que uma pessoa pode sofrer esquiando?

Dr. Cohen: A prática do esqui pode levar a fraturas dos ossos da perna e tornozelo. Fraturas do osso da coxa, o fêmur, também podem ocorrer, porém em menor proporção.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Que cuidados devem ser tomados para evitar acidentes durante uma sessão de esqui?

Dr. Cohen: Por ser o esqui um esporte não praticado no Brasil com tanta regularidade, o risco de lesões torna-se ainda mais frequente. Logo, um adequado trabalho de fortalecimento e alongamento baseado no gesto esportivo é muito importante.

Para a prática da atividade, o indivíduo deve estar utilizando devidamente os itens de segurança como roupas apropriadas, capacete, óculos e demais acessórios. Além disso, conhecer previamente o local onde será praticada a atividade esportiva, avisar pessoas conhecidas do seu roteiro e respeitar seus limites.

Em caso de acidente, o ideal é ficar parado esperando por ajuda, na medida do possível, é claro.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Quais as dicas que o Dr. daria para os iniciantes evitarem fraturas? E para os experts?

Dr. Cohen: Para os iniciantes, eu indico preparo físico, além da utilização adequada dos itens de proteção, conhecimento da pista de esqui e circuitos mais simples. Estar próximo de pessoas conhecidas ou avisar alguém do trajeto também são boas iniciativas.

Para os experts, valem os mesmos cuidados. E, logicamente, não subestimar o esporte, nem tão pouco os lugares destinados para sua prática.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Há algum tipo de prevenção para os filhos pequenos?

Dr. Cohen: Para as crianças, esta atividade deve ser praticada de forma recreacional e com supervisão de adultos.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Dr. recomenda algum tipo de medicação a ser levada na bagagem?

Dr. Cohen: Sim, medicações básicas como analgésicos e antiinflamatórios sempre devem ser levados, com orientação médica.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Pequenas atitudes podem garantir uma temporada de neve divertida e muito segura. Fique atento às dicas de prevenção do Dr. Cohen e aproveite!

Forte abraço!

 

 

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!