Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Roteiros turísticos que seguem as linhas do metrô de São Paulo - Parte II

Marcio Moraes

17/07/2015 15h12

Caro amigo,

Depois de reunir opções de passeios que podem ser feitos usando as linhas 1 e 2 do metrô de São Paulo, que você pode conferir AQUI, vou elencar as melhores atrações próximas às linhas 3 e 4. Pronto para essa viagem?

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

LINHA 3 – VERMELHA (De Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste, até Corinthians-Itaquera, Zona Leste da capital)

Estação Palmeiras-Barra Funda
A estação que liga a rede de trem paulistana ao metrô possui algumas atrações interessantes ao seu redor. O Memorial da América Latina é um dos pontos imperdíveis na região. Formado por biblioteca, galerias, auditório e acervos, o memorial foi desenhado pelo ilustre arquiteto Oscar Niemeyer.

Foto: Memorial da América Latina

Foto: Memorial da América Latina

Outra opção bacana por ali é o Parque da Água Branca, um espaço de lazer completo para quem gosta de estar em contato com a natureza. Aos sábados, o parque realiza uma feira de produtos orgânicos que é maravilhosa!

Estação Anhangabaú
Localizada no centro da cidade, a estação Anhangabaú dá acesso a alguns pontos tradicionais da capital, como o imponente Theatro Municipal de São Paulo, palco do início do movimento modernista brasileiro e Patrimônio Histórico do Estado. Planeje assistir a uma apresentação da Orquestra Sinfônica, do Coral Paulistano ou do Ballet da Cidade.

Foto: Theatro Municipal de São Paulo

Foto: Theatro Municipal de São Paulo

Também histórico é o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), localizado na Rua Álvares Penteado. Construído em 1901, o edifício de cinco andares comporta cinema, teatro, auditório, loja e cafeteria. E do outro lado da estação fica a Biblioteca Mário de Andrade, principal biblioteca pública da cidade. A fachada do prédio é um dos símbolos da arquitetura no estilo art-deco no País.

Foto: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo - Mislene Martins

Foto: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Mislene Martins

Estação Belém
Um dos pontos mais interessantes da região da estação Belém é o Sesc Belenzinho, um grande centro de lazer e cultura na zona leste de São Paulo. Ali, os visitantes têm acesso a atividades para toda a família. Espaço para crianças, salas de espetáculo, biblioteca, restaurante e teatro completam uma oferta de diversão e entretenimento.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Estação Corinthians-Itaquera
O ponto final da linha vermelha fica pertinho da Arena Corinthians, estádio popularmente conhecido como Itaquerão. O 11º maior estádio brasileiro foi construído para sediar a cerimônia de abertura e alguns jogos da Copa do Mundo de 2014. Super moderno e com arquitetura arrojada, o Itaquerão é um lugar interessante para conhecer, independente do time favorito do visitante.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

LINHA 4 – AMARELA (Da Estação da Luz, no Centro, até Butantã, na Zona Oeste da capital)

Estação Butantã
A mais recente linha de metrô paulistana liga a zona oeste de São Paulo ao centro. E, enquanto algumas estações ainda não foram inauguradas (é o caso da Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie e Vila Sônia), a estação Butantã é a última da linha. Ali, o passageiro encontra o Butantan Food Park, estacionamento de food trucks que funciona como uma feira gastronômica diferente. A minha dica é chegar bem cedo aos sábados para conseguir degustar os quitutes com calma.

Foto: Butantan Food Park - Pati Barreto

Foto: Butantan Food Park – Pati Barreto

O Instituto Butantan, que fica a 2,5 quilômetros da estação, é um centro estadual de pesquisas biomédicas, mas também um parque super agradável. No museu do Instituto é possível conhecer mais de sessenta espécies de serpentes brasileiras, além de aranhas e escorpiões.

Estação Faria Lima
A região da Avenida Brigadeiro Faria Lima é conhecida por reunir prédios corporativos. Perto da estação, porém, há alguns pontos turísticos bem bacanas. O Mercado Municipal de Pinheiros é uma versão menor (mas nem por isso menos interessante) do famoso Mercadão, no centro da cidade. Ali você encontra uma variedade incrível de alimentos, incluindo um açougue de animais silvestres e uma casa de aves vivas.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Para quem busca arte e cultura, meu conselho é seguir para o Instituto Tomie Ohtake, cuja arquitetura arrojada já vale a visita. Inaugurado em 2001, o centro cultural já ocupou seu espaço entre os maiores incentivadores da arte contemporânea. O Instituto fica aberto de terça a domingo, das 11h às 20h e tem entrada gratuita.

Estação Fradique Coutinho
Não faltam opções gastronômicas ao redor da estação Fradique Coutinho, localizada na Rua dos Pinheiros, zona oeste de São Paulo. Os restaurantes especializados em comida mexicana Si Señor! e El Kabong marcam presença por lá, além das tradicionais cantinas Nello´s e Gigio e do novíssimo Meats. Basta caminhar pela região para ser atraído pelos aromas e sabores dos restaurantes de rua, que borbulham durante os fins de semana.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Estação República
"Alguma coisa acontece no meu coração que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João". A música de Caetano Veloso que virou hino da cidade de São Paulo fala sobre uma famosa esquina da capital paulista, no centro da cidade, que fica super perto da estação República do metrô.

Foto: Região Avenida Ipiranga

Foto: Região Avenida Ipiranga

A emoção de estar no endereço cantado por Caetano só fica completa depois de um chope gelado do Bar Brahma, que ocupa uma das esquinas do cruzamento. Fundado em 1948, o bar, além de servir o melhor chope, já é parte indissociável da história de São Paulo. Impossível não conhecer!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A poucos metros da estação República fica o Edifício Itália, segundo maior prédio do Brasil em altura, com 165 metros. Patrimônio Histórico da cidade, o edifício abriga o Terraço Itália, restaurante que oferece, além de ótima comida, uma vista panorâmica de São Paulo. Simplesmente imperdível.

Foto: Edifício Itália

Foto: Edifício Itália

Bem, espero que você tenha gostado deste passeio diferente, seguindo os trilhos do metrô paulistano.

Forte abraço e até a próxima!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!