Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Temporada de baleias agita a costa baiana

Marcio Moraes

24/07/2015 16h27

Caro amigo,

O período entre julho e novembro é mais que especial em toda a costa baiana. Ano após ano, cerca de 15 mil baleias Jubarte percorrem os milhares de quilômetros que separam a Antártida e o Brasil em busca da tranquilidade e calmaria da Bahia, especificamente de Abrolhos, para dar à luz novas criaturinhas.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Principal berço das baleias Jubarte, o Parque Nacional dos Abrolhos é um arquipélago de ilhas vulcânicas e coralíneas que, desde 1983, é administrado e preservado pelo Ibama. O Parque, localizado a aproximadamente 70 quilômetros da costa sul da Bahia, tem como porta de entrada a cidade de Caravelas, a cerca de 900 quilômetros de Salvador.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O passeio para avistamento das baleias, principal atração de Abrolhos, só pode ser feito por empresas especializadas, que seguem as estritas diretrizes do Ibama para respeitar o momento delicado pelo qual passam as baleias e seus filhotes. Afinal, apoiar o turismo consciente é preservar nossas maravilhas naturais para as futuras gerações.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Não aproximar o barco a menos de 100 metros das baleias; desligar as hélices da embarcação durante o período de observação e não permanecer mais de 30 minutos próximo às baleias são algumas regras que devem ser seguidas durante o passeio. Além disso, a tripulação deve contar com um biólogo a bordo que, além de coletar informações para pesquisas, ajuda a orientar os turistas e tripulantes.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ter a chance de ficar pertinho destes animais é algo mágico, uma experiência que eu recomendo a qualquer um. Ainda mais quando o berçário destas fantásticas criaturas é bem na nossa costa, em um destino atraente e acessível.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

E lembre-se que destinos sustentáveis e enriquecedores, como Abrolhos, promovem o crescimento consciente e equilibrado do turismo no Brasil. E nosso planeta agradece!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!