Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

À sombra dos coqueiros

Marcio Moraes

19/08/2015 17h41

Caro amigo,

O prazer de estar em Maceió não se resume à contemplação de uma das orlas mais bonitas do Brasil. O "Paraíso das Águas" oferece um mergulho num universo de cores, sabores e tradições populares que fazem da cultura alagoana uma das mais ricas do País. Venha comigo por esse delicioso passeio à sombra dos coqueiros!

Divulgação

Maceió é uma cidade que carrega as marcas dos povos que por ali passaram. Dos índios tupis recebeu o nome que, na língua nativa, significa "aquele que possui asas". Dos negros, herdou seus principais folclores e rituais, como o Coco de Roda e o Quilombo, que traduzem contos ancestrais em performances artísticas. A arquitetura do centro histórico maceioense é legado dos colonizadores portugueses, que imprimiram o estilo neoclássico europeu nas fachadas da cidade. Um passeio pelo antigo bairro Jaraguá, tombado pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Alagoas, nos permite viajar no tempo dos casarões, armazéns e igrejas do século XIX. Ali, vale a pena conhecer o prédio da Assembléia Legislativa, erguido em 1850, e o imponente Sobrado do Barão de Jaraguá, que acolheu D. Pedro II em sua visita à Maceió e hoje funciona como Biblioteca e Arquivo Público do Estado.

Divulgação

A capital de Alagoas estende-se por 40 quilômetros e é dividida em 16 praias de água cristalina com corais, piscinas naturais, areia branca e imensos coqueirais, cujos frutos movimentam a economia e gastronomia local. As praias urbanas de Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde conservam o cenário digno de destinos intocados com a conveniência de uma infraestrutura de cidade grande. Ponta Verde é a mais preservada delas. Até o fim da década de 70, sua orla era ocupada por um imenso coqueiral, que hoje dá lugar a apartamentos luxuosos à beira-mar e um espaço repleto de opções de lazer, como o famoso quiosque Lopana, que atrai clientes interessados em música ao vivo e boa gastronomia, com pratos assinados por Jonatas Moreira, melhor chef de Maceió pela VEJA Comer & Beber de 2013. Moreira também comanda o premiado restaurante Akuaba, no bairro Mangabeiras.

Divulgação

Divulgação

O pólo gastronômico maceioense, porém, fica em Jatiúca, primeira praia alagoana a ganhar notoriedade nos guias turísticos brasileiros. Entre as iguarias que podem ser provadas por ali, o destaque é o Sururu de Capote, feito com marisco de lagoa e leite de coco. Além disso, diversas barracas oferecem variadas opções de tapioca, outra receita típica da cidade.

A terceira praia urbana de Maceió, conhecida por suas fascinantes piscinas naturais, abriga um dos principais pontos de venda de artesanato local. A Feira de Pajuçara reúne mais de 200 lojas que oferecem artigos em cerâmica, couro e em palha de ouricuri.

Divulgação

Divulgação

Quem pretende ver de perto o trabalho artesanal maceioense não pode deixar de visitar o bairro Pontal da Barra, no litoral sul de Maceió, onde a tradição repousa nas artesãs do filé, renda milenar que, há diversas gerações, sustenta a comunidade local. Segundo a Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, existem cerca 392 rendeiras associadas, com idades que variam dos seis aos 80 anos. O trabalho detalhista e primoroso destas mulheres é referência para a estilista alagoana Martha Medeiros, que despontou no mundo da moda ao mesclar o rústico à haute couture. Planeje sua visita ao Pontal da Barra ao entardecer, assim é possível driblar o intenso calor da cidade e também assistir ao pôr do sol às margens da Lagoa Mundaú, uma experiência única.

Foto: Thais Ritli

Foto: Thais Ritli

Se, por um lado, o trecho sul da capital alagoana guarda antigas tradições, o lado oposto da cidade possui as faixas de areia mais exclusivas. A última praia do litoral norte de Maceió é Ipioca, terra do segundo presidente do Brasil, Floriano Peixoto, e um lugar onde mar e céu se confundem em tons de azul e a linha de coqueiros se perde no horizonte. Uma boa opção para curtir esta praia é usufruindo do Day use no Hibiscus, restaurante e bar que oferece uma estrutura completa para agradar seus visitantes: piscinas, playgrounds, duchas, espreguiçadeiras, redários e um ótimo cardápio garantem um dia de pleno prazer em Ipioca.

E você, está esperando o que para viver à sombra dos coqueiros?

Abraço e até a próxima!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!