Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Passeie por Évora, a cidade histórica de Portugal

Marcio Moraes

06/11/2015 14h26

Caro viajante,

No meio da região do Alentejo, uma cidade que respira história torna-se obrigatória pelo seu estado de conservação. A identidade lusitana sobrevive em meio aos vestígios romanos e mouros em Évora, com monumentos praticamente intactos e calçadas medievais. Em seus antigos edifícios, hotéis e boutiques modernas mostram a relação harmoniosa entre passado e presente, com a preservação dos traços arquitetônicos de diferentes épocas e civilizações que por ali passaram.

Explore comigo as melhores atrações desta cidade que, de tão rica em atrações, foi tombada como Patrimônio Histórico pela UNESCO.

1. Muralhas de Évora

Divulgação

Divulgação

A porta de entrada para mergulhar nas memórias da cidade. As Muralhas de Évora, também conhecidas como cerca romana, constituem um enorme conjunto defensivo erguido entre os séculos XIV e XVII. São divididas em duas linhas, que correspondem a diferentes períodos históricos. Enquanto a primeira é conhecida pelas várias portas espalhadas em sua extensão, a segunda foi resultado da expansão da área habitacional da cidade e, consequentemente, da necessidade de proteger esse novo núcleo. Para conhecer Évora, você precisa passar por essas gigantes!

2. Praça do Giraldo

Divulgação

Divulgação

Todos os caminhos desembocam nesta praça, no coração do centro histórico de Évora. O nome é uma homenagem a Geraldo Geraldes, que conquistou a cidade durante a Conquista Cristã no século XII. É o point de moradores, que se reúnem durante o dia para e ver o tempo passar pelos edifícios, atualmente transformados em hotéis. Nos candeeiros espalhados pela praça, o brasão de Geraldes mostra a importância do personagem apelidado de "Sem Pavor" durante as batalhas.

3. Templo romano de Évora

Divulgação

Divulgação

Um dos maiores símbolos da presença romana em Portugal. Frequentemente associado à Diana, deusa da caça, o templo, na verdade, é uma construção em homenagem ao Imperador Augusto, também venerado como um deus na região. O monumento sofreu destruições por conta da invasão dos povos bárbaros, no século V. Atualmente, as colunas restantes são dominadas por casais apaixonados, que tiram fotos para eternizar não só a união, como também as memórias de uma atração que atravessa os séculos.

4. Sé de Évora

Divulgação

Divulgação

Na foto acima, ainda no templo romano, é possível avistar a cúpula dessa brilhante catedral. Ao chegar ao monumento, você verá duas torres medievais, uma delas utilizada para marcar o tempo da cidade através de seus sinos. A história conta que foi nas dependências da Sé de Évora que as bandeiras da frota de Vasco da Gama foram benzidas, em 1497.

5. Capela dos Ossos

Divulgação

Divulgação

Assustadora, mas parada obrigatória para quem visita Évora. Viajar para a cidade e não passar pela Capela dos Ossos é o mesmo que passar férias em Paris e não tirar foto na Torre Eiffel. As paredes dessa capela são revestidas – ou decoradas, como preferir – com ossos e crânios. Foi uma alternativa para os aproximadamente 42 cemitérios, que ocupavam muito espaço na região. Ela faz parte da Igreja de São Francisco e é bem escura. Ou seja, haja coragem!

6. Aqueduto da Água de Prata

Divulgação

Divulgação

Lembra um pouco nossos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro. O Aqueduto da Água de Prata remete aos tempos nos quais o abastecimento hídrico da cidade era muito precário. São 18 quilômetros de dutos que transportavam água desde as nascentes situadas na freguesia Graça do Divor até a Praça do Giraldo. Aconselho um percurso de bicicleta ao redor do Aqueduto. Imperdível!

7. M'AR de AR

Divulgação

Divulgação

O melhor hotel é aquele que se adapta ao cenário em que foi construído. Aquele que consegue combinar tradição e modernidade com perfeição. Duas ótimas opções são o Aqueduto e o Muralhas, dois hotéis da rede M'AR de AR, localizados no coração do centro histórico da cidade. Como o próprio nome já diz, o Aqueduto oferece vista ao Aqueduto da Água de Prata em alguns quartos. O mesmo serve para o Muralhas, com vista para as enormes Muralhas de Évora. Duas preciosidades na oferta hoteleira lusitana!

8. Cromeleque dos Almendres

Divulgação

Divulgação

Atração afastada, mas em uma aura de misticismo. Localizado a 20 quilômetros da cidade, o Cromeleque dos Almendres é um dos maiores monumentos megalíticos do mundo, bem mais antigo que o famoso Stonehenge, no sul da Inglaterra. Nos 95 monólitos em perfeito estado de conservação, a sensação é de regressar à Era dos Druidas e toda adoração à natureza que caracteriza essa filosofia.

Visitar Évora significa conhecer uma cidade-museu cujas raízes datam dos tempos dos romanos e sobreviveram aos abalos sísmicos que arrasaram Portugal em 1755.

Forte abraço!

 

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!