Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

O fantástico Natal no Tivoli Gardens, parque que inspirou Walt Disney

Marcio Moraes

14/12/2015 14h23

Caro amigo,

Coberto pelo charme de seus jardins exóticos e brinquedos clássicos, tal como a montanha-russa de madeira mais antiga do mundo, o parque temático Tivoli Gardens é uma atração  indispensável para quem visita Copenhague, na Dinamarca. O período natalino torna o espaço ainda mais especial, com decorações que iluminam a área localizada no coração da capital dinamarquesa.

Foto: Christoffer Anias Sandager

Foto: Christoffer Anias Sandager

Inaugurado em 1843, o Tivoli Gardens foi uma ideia do então rei dinamarquês, Christian VIII, para que houvesse um parque de diversões onde as pessoas não precisassem pensar em política. O plano foi executado por Georg Carstensen, que deu vida a um dos parques mais antigos do mundo – o quinto, segundo pesquisa feita pelo jornal britânico The Huffington Post. Aberto durante 9 meses do ano, o Tivoli Gardens pode ser visitado em três épocas importantes para o país escandinavo. De abril a setembro, as portas são abertas para a temporada de verão dinamarquês. Entre outubro e novembro, os caminhos do parque são decorados para o Halloween, enquanto no fim de novembro é anunciada a chegada de um Natal iluminado, que permanece até janeiro.

Foto: Christoffer Anias Sandager

Foto: Christoffer Anias Sandager

Principal atração turística de Copenhague e um dos cinco parques mais visitados na Europa, o Tivoli Gardens conquistou visitantes ilustres, sendo Walt Disney o mais famoso deles. Ainda em 1951, ano em que o parque já havia ultrapassado o centenário de sua existência, o criador do Mickey Mouse buscou inspiração na sua atmosfera lúdica e fantástica. Não à toa, Disney viajou para o país algumas vezes para então fundar a Disneyland, na Califórnia, quatro anos depois.

Foto: Tivoli Gardens

Foto: Tivoli Gardens

Como já é tradição, o Natal de Copenhague ganha luz, som e alegria no Tivoli Gardens. Do refinado restaurante Nimb Terrace, que apresenta o melhor da cozinha nórdica contemporânea, ao teatro chinês, cada atração que preenche os 8,5 hectares do parque se transforma para a época natalina. Além de muita música com a banda Pixie e um coral animando a programação, o ano de 2015 promete ser iluminado: 30 mil bolas de natal e mais de 16 mil luzes decorativas vão deixar o espaço ainda mais especial. Destaque para o mercado natalino do Tivoli Gardens, que oferece produtos típicos de Natal em 60 barracas espalhadas pelo parque. E, entre os dias 25 e 27 de dezembro, o tradicional show de fogos, para lá de colorido, anuncia a chegada do Papai Noel em grande estilo.

Foto: Tivoli Gardens

Foto: Tivoli Gardens

Que o Tivoli Gardens nos inspire a resgatar a magia do Natal, tão necessária depois de um ano turbulento quanto 2015.

Grande abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!