Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Dois dias em Bogotá: O que fazer na capital colombiana?

Marcio Moraes

16/12/2015 14h35

Caro amigo,

Poucos lugares respiram tão bem a história como Bogotá. A capital colombiana possui um Centro Histórico, conhecido como La Candelaria, com fragmentos do passado desde os primórdios da colonização espanhola. Cercada pelo verde, mas colorida pelo vermelho dos tijolos que formam os edifícios, a cidade bogotana promete conquistar seus visitantes.

Divulgação

Divulgação

A altitude entrega sua localização. Acima 2640 metros do nível do mar, Bogotá possui as grandiosas Cordilheira dos Andes como plano de fundo. Fato que justifica tanto sua temperatura, que dificilmente ultrapassa os 20º C, como também as possíveis dores de cabeça, algo bastante comum para quem não está acostumado com a altitude.

Divulgação

Divulgação

Aproveitar a eficiência do transporte público é a chave para dar início à exploração do centro histórico colombiano. Lar de museus, igrejas e prédios emblemáticos, La Candelaria é dominada por turistas – e moradores ilustres como os pombos, que preenchem os espaços da Plaza de Bolívar. A enorme praça, aliás, é muitas vezes ponto de partida para iniciar o tour pelo passado. Ao redor, construções majestosas como o Palácio da Justiça, o Congresso Nacional e a Catedral Primada de Colômbia ocupam os olhos dos visitantes.

Divulgação

Divulgação

Menos de cinco minutos a pé da praça, o Museu Botero é o início de um mergulho em uma extensa coleção do artista latino. Como o nome sugere, o espaço concentra obras de Fernando Botero, conhecido por retratar personagens gordas como temática principal. Inaugurado em 2000, o museu reúne um acervo de 208 trabalhos, sendo 123 da autoria de Botero e outros 85 de artistas internacionais.

Divulgação

Foto: Museu Botero

Caso queira dar sequência à exploração – algo que eu aconselho – caminhe até outro fragmento da história colombiana no popular Museu do Oro.  Considerado o maior em sua categoria, ele conserva a história rica da era pré-colombiana, período anterior à colonização europeia na América. A sensação é de presenciar a evolução das civilizações por meio de uma coleção de 55 mil peças, entre ouro, cerâmica, rochas e outros objetos arqueológicos.

Divulgação

Foto: Museu do Oro

Para além de passeios culturais, Bogotá inclui programas que fazem jus à sua localização. O principal deles é uma montanha que simboliza a cidade e cuja vista panorâmica é de tirar o fôlego. Aos olhos de quem chega ao topo do Cerro Monserrate – seja pelo funicular, pelo teleférico ou por uma extensa e corajosa caminhada – é possível avistar a popular Basílica Del Señor de Monserrate, restaurantes e barraquinhas de artesanato.

Foto: Cerro Monserrate

O trajeto via teleférico é bastante íngreme, mas igualmente inesquecível. Após passarem por um período de reformas e serem reinaugurados no final de novembro, as cabines renovadas continuam a proporcionar o principal atrativo do alto da montanha: um visual incrível de Bogotá, cidade que não para de crescer e, assim mesmo, tem o dom de preservar sua história.

Foto: Sebastian Natale

Foto: Sebastian Natale

Forte abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!