Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Descubra o lado cultural do Arizona

Marcio Moraes

18/12/2015 14h25

Caro amigo,

A atmosfera do estado do Arizona, nos Estados Unidos, remete aos filmes de bang-bang eternizados por estrelas do cinema, como Harrison Ford, Clint Eastwood e John Wayne, cujas batalhas épicas sob o escaldante sol do velho-oeste entreteram uma geração.

Foto: Thais Ritli

Foto: Thais Ritli

Das telas para a realidade, no entanto, a história é outra. O sexto maior estado americano é um território de deserto, sim, mas também de extensos pinheirais, campos de Artemisa e cidades culturalmente vibrantes. A oferta de museus (alguns pioneiros no mundo) é tão variada quanto o próprio bioma do território. Convido você a embarcar comigo nesta viagem cultural pelos principais museus do Arizona. Bora?

1. Heard Museum

O museu mais antigo de Phoenix, capital do estado, foi fundado em 1929 e busca resgatar a memória dos nativos americanos. Seu acervo possui mais de 40 mil itens, divididos em doze galerias – algumas permanentes, outras temporárias.

Divulgação

Divulgação

Cinco exposições anuais agitam a programação do Heard Museum, que é pautado por duas temáticas centrais: coleções culturais do sudoeste do país e a arte contemporânea nativa dos Estados Unidos. Destaque para as bonecas Katsina da tribo Hopi, as joias Zuni e os produtos têxteis da tribo Navajo, que até hoje é famosa pela arte da tecelagem.

Ao final da visita, estique no café do museu para experimentar o Prickly Pear Lemonade, um suco de cacto que instiga o paladar, e outras iguarias típicas dos povos nativos.

Link: heard.org

2. Museu do Instrumento Musical (MIM)

Também em Phoenix fica o Museu do Instrumento Musical (MIM), o único do mundo em sua proposta. Totalmente auto-guiado, o MIM oferece uma interação com mais de 15 mil instrumentos de todos os países do mundo.

Divulgação

Divulgação

Entre os destaques, há um piano Stainwein, além de acessórios de artistas consagrados, como Elvis Presley e John Lennon. Já na galeria Experience, visitantes têm a chance de tocar 70 instrumentos como, por exemplo, o gongo japonês.

O Museu também apresenta um calendário cultural recheado de apresentações musicais de peso. Para a época de Natal, a programação conta com a presença da multifacetada jazzista Ann Hampton Callaway.

Link: mim.org

3. Museu do Deserto de Sonora

Quem passa por Tucson, segunda cidade mais populosa do estado do Arizona, tem o dever de visitar o Museu do Deserto de Sonora, reconhecido como modelo mundial de representação de ecossistemas.

Divulgação

Divulgação

Ali, é possível ver de perto fauna e flora endêmicas de Sonora, um dos maiores desertos da América do Norte, que se estende por uma área aproximada de 311 mil km².

O grande símbolo de Sonora é o cacto Saguaro, que pode atingir 15 metros de altura e 10 toneladas. No museu que mais parece um zoológico, há ainda apresentações diárias de animais selvagens como, por exemplo, um voo livre das aves de rapina do deserto.

Link: desertmuseum.org

Então você já sabe! Da próxima vez que pensar em ir para os Estados Unidos, considere o Arizona como um destino que, além de belíssimo, oferece informação, arte e muita cultura!

Grande abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!