Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Venha pedalar na Holanda, um país perfeito para ciclistas

Marcio Moraes

21/12/2015 14h25

Caro viajante,

Tulipas, moinhos, canais e a grande paixão: as bicicletas. Na população holandesa, 84% das pessoas as utilizam como principal transporte. Tem até embaixada de ciclismo – Dutch Cycling Embassy. Pode estar frio, chovendo e todo mundo continua na bicicleta.

Foto: Keukenhof Lentepark

Foto: Keukenhof Lentepark

A prioridade no país é a mobilidade urbana, mas nem sempre foi assim. Há 40 anos, o alto índice de acidentes de trânsito deu o sinal de alerta. Desde então as cidades, as rodovias e até as matas foram crescendo junto com as pistas exclusivas. Hoje, o território é todo rodeado por 32 mil quilômetros de ciclovias equipadas com sinais de trânsito e indicações de como ir de uma cidade para outra pedalando. E, ainda assim, quando não há uma trilha definida para os ciclistas, os motoristas são bem conscientes e sabem dividir o espaço. Além do terreno plano, do clima ameno das distâncias curtas e da infraestrutura invejável, descobrir a Holanda sobre duas rodas é um charme.

Foto: NBTC Netherlands Board of Tourism & Conventions

Foto: NBTC Netherlands Board of Tourism & Conventions

O aluguel das bicicletas é comum por toda parte: nos centros das cidades, em estações de trem e alguns hotéis. Há estacionamentos pagos e racks distribuídos pelos bairros, mas é importante colocar trava. Até o parque nacional Hoge Veluwe, o maior do país, oferece 1,8 mil bicicletas para quem quiser pedalar pelos seus 42 quilômetros de ciclovias pavimentadas. A Holanda também é o primeiro país a inaugurar uma ciclovia feita exclusivamente de painéis solares que transformam a luz solar em energia elétrica. A pista, que tem apenas 100 metros e custou 3,5 milhões de euros, está localizada na capital, Amsterdã.

Foto: Credito NBTC Netherlands Board of Tourism & Conventions

Foto: Credito NBTC Netherlands Board of Tourism & Conventions

Na Holanda, mais de 40% da população trabalha diariamente de bicicleta, enquanto apenas 20% utiliza automóvel. Lá, as magrelas também são usadas para conhecer seus atrativos. Cerca de 100 rotas atravessam os lugares mais interessantes do país: paisagens belíssimas, campos floridos, moinhos centenários, cidades históricas e muitos parques.

Foto: NBTC Netherlands Board of Tourism & Conventions

Foto: NBTC Netherlands Board of Tourism & Conventions

Acredite! É possível conhecer boa parte dos Países Baixos sobre duas rodas.

Grande abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!