Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

A beleza inconfundível de Maragogi, no litoral alagoano

Marcio Moraes

01/01/2016 13h46

Caro viajante,

O caminho que leva os viajantes de Maceió à Maragogi, dura pouco mais de duas horas por uma estrada sofrida que corta, pelo interior do Estado, vastos canaviais. Quem tiver tempo para explorar as praias da região encontra uma costa abundante preservada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) como Área de Proteção Ambiental.

Divulgação

Divulgação

Considerada a última parada alagoana na escalada pela costa brasileira, Maragogi faz divisa com o Estado de Pernambuco e é o destino mais precioso da Costa dos Corais. Equidistante de Maceió e Recife, a cidade com pouco mais de 30 mil habitantes é formada por praias de beleza ímpar, vilarejos pitorescos e um povo hospitaleiro. Porém, o que faz de Maragogi um destino desejado é a exuberância de suas piscinas naturais, principalmente as Galés, preservadas pelo Ibama e acessíveis aos visitantes somente durante a maré baixa.

Divulgação

Divulgação

Localizadas a seis quilômetros da praia, as piscinas são um recorte da vasta barreira de corais que traz para o mar de Maragogi fauna e flora marítimas cheias de vida e cor. O mergulho com cilindro é a atividade ideal para explorar os corais, as grutas, anêmonas e algas multicoloridas que compõem o cenário subaquático das Galés, mas snorkel também serve. Imprescindível, entretanto, é checar com antecedência a tábua das marés, disponível no site da Marinha Nacional (www.mar.mil.br/dhn), para que o planejamento da viagem coincida com a possibilidade de visitação às piscinas naturais.

Divulgação

Divulgação

Em tempos de maré alta, o momento é próprio para curtir as praias, que não deixam a desejar, ou fazer um passeio de buggy, que dá conta de mostrar a orla das cidades vizinhas. Outra opção é visitar a comunidade de São Bento, a seis quilômetros do centro de Maragogi, onde diversas famílias vivem da produção do bolo de goma, iguaria regional à base de polvilho e coco. Ali, os viajantes acompanham a produção artesanal do quitute que se derrete na boca.

Aquele abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!