Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Saiba onde degustar o melhor da gastronomia peruana

Marcio Moraes

11/01/2016 14h51

Caro viajante,

A culinária peruana é uma das mais ricas do nosso continente. Com uma história que remete aos tempos de civilização andina, o Peru forma uma nação multiétnica, que passou pelas mãos dos espanhóis durante o período colonial e recebeu centenas de orientais ao final do século XIX.

Essa diversidade cultural deixou um legado nos costumes e na gastronomia do país, que vem conquistando o paladar de nós, brasileiros. Confira abaixo alguns pratos comuns nas mesas dos restaurantes peruanos:

1. Arroz Chaufa

Divulgação

Divulgação

Para entender o popular arroz frito peruano, devemos voltar ao século XIX, quando chineses da província de Cantón desembarcaram nos portos do país. Em suas bagagens, tradições milenares contrastaram com a cultura ameríndia, das civilizações anteriores à chegada dos europeus no continente. E a fusão cultural resultante do encontro entre ocidente e oriente resultou no arroz chaufa, preparado em um wok – utensílio da culinária chinesa – e acompanhado de cebola, broto de feijão, carne, soja e azeite.

Onde comer? A presença de chineses na província de Lima é tão grande, que tornou possível a criação do chifa, restaurante especializado na culinária oriental. Sendo assim, destaco o Madam Tusan, uma referência no distrito de Miraflores com um ambiente bastante agradável. Caso procure algo em Lima, visite o Chifa Titi, opção com preços salgados, mas com uma gastronomia bem sofisticada.

2. Ceviche

Divulgação

Divulgação

Os primeiros indícios de uma sociedade forte no Peru remetem ao século XV. Os Incas formaram o maior império da América pré-colombiana e tornaram-se referência entre os povos andinos. A cultura inca é a precursora do considerado símbolo da gastronomia peruana: o popular ceviche. Sua base é o peixe branco cru com suco de alguma fruta cítrica – que acaba por "cozinhar" a carne. No caso, o limão foi um legado da colonização espanhola e uma das poucas alterações introduzidas nessa iguaria de origem andina. Acrescenta-se cebola, pimenta e o importante "leite de tigre", o caldo do peixe marinado no limão.

Onde comer? Um restaurante que possui uma filial em São Paulo, no sofisticado bairro do Itaim Bibi. Assim é o La Mar, do renomado chef peruano Gastón Acurio. Segundo o paladar de quem visita o estabelecimento em Miraflores, no Peru, ali é servido o melhor ceviche da província de Lima – e, quem sabe, do país. Só não arrisco classificar o La Mar como a melhor cevicheira peruana, pois o Chez Wong também é um forte concorrente. Para este, é melhor reservar com antecedência, pois o ambiente é bem pequeno para todos que querem acompanhar o trabalho do chef Javier Wong.

3. Pollo a la Brasa

Divulgação

Divulgação

Há quem diga que o popular frango assado é mais consumido que qualquer outro prato da culinária peruana. As origens do Pollo a la Brasa nos levam até a década de 1950, quando o imigrante suíço Roger Schuler pisou em solo sul-americano. Ao lado do amigo Franz Ulrich, eles formaram um sistema para cozinhar vários frangos de uma só vez – máquina semelhante a que vemos nas padarias. Inicialmente, ele era encontrado apenas nas mesas da elite. Porém, com o tempo,  o prato se popularizou tanto que é difícil pensar em uma refeição típica peruana sem o Pollo a a Brasa.

Onde comer? Como a história nos contou acima, Schuler e Ulrich foram os precursores do frango assado no Peru. Não à toa, são também os pioneiros com o restaurante Granja Azul, em Santa Clara, a cerca de 20 km de Lima, no Peru.  Com 66 anos de história, o local é tradicional e possui variações do Pollo a la Brasa em seu cardápio.

4. Lomo Saltado

Divulgação

Divulgação

De volta às tradições milenares de chineses no Peru, o Lomo Saltado é um prato que remete ao final do século XIX, período da chegada de asiáticos no país. A receita une os temperos da culinária peruana com o método oriental de cozimento a carne – com as já citadas panelas wok. Originalmente, trata-se do lombo bovino servido com arroz e fritas. Algo bastante semelhante ao nosso filé com fritas.

Onde comer?  Ainda que a especialidade seja frango, o Pollos Hikari, localizado no distrito de San Miguel, a menos de 10 km da capital, também é o melhor lugar para degustar um suculento Lomo Saltado acompanhado de fritas. Caso queira uma experiência longe do centro urbano, tente La casa de Don Cucho, em Pachacamac, a menos de 50 km de Lima, com o ambiente rústico de um casarão próximo ao Parque Metropolitano Paul Paulet.

5. Pisco Sour

Divulgação

Divulgação

Depois de tantos pratos saborosos, uma pausa para relaxar com o drinque mais famoso do Peru. Feito à base do pisco, água ardente obtida pela destilação da uva, o coquetel é uma espécie de caipirinha do Peru. A bebida é tão importante para os peruanos que se tornou tema de um museu na cidade de Cusco. O Museu Del Pisco apresenta diversos tipos do drinque em que é possível fazer uma agradável degustação (R$51,46 por pessoa).

Onde tomar?  Além do tradicional museu descrito acima, é possível se aventurar nos bares da própria Cusco atrás do drinque mais famoso do país. Tente o Lumbus Resto Bar, com um ambiente refinado e uma belíssima vista da cidade ao anoitecer. Caso esteja em Lima, o melhor lugar é o Huaringas Bar, com um espaço de três andares bastante movimentado.

Difícil é não ter fome e sede depois dessa aula da gastronomia peruana, não acha?

Aquele abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!