Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Programe sua viagem pelas cidades escondidas de Cinque Terre, na Itália

Marcio Moraes

20/01/2016 15h15

Caro viajante,

Quando o seu maior problema é escolher qual o próximo gelato que você vai experimentar, você sabe que escolheu um ótimo lugar para passar as férias. Considerado um pequeno tesouro ao norte da costa italiana, a região de Cinque Terre compreende cinco pequenas cidades à beira do mar da Ligúria: Riomaggiore, Manarola, Vernezza, Corniglia e Monterosso.

Charmosos por excelência, os pequenos povoados formam um ambiente bastante romântico e inspirador, onde é possível saborear os impecáveis frutos do mar acompanhados de uma bela taça de vinho artesanal. Confira mais abaixo sobre o tesouro da costa lígure:

1. Corniglia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Talvez ela não aparente ser a melhor opção para iniciar o roteiro pela terra encantada – ela está bem no meio da divisão de Cinque Terre. Mas, pela sua posição geográfica, Corniglia é o único local em que os barcos não param. Construída no topo de uma rocha, ela está cercada por videiras, que abastecem grande parte dos restaurantes por ali. Experimente uma taça de vinho ou um delicioso cocktail no Bar Terza Terra, que ainda presenteia o visitante com um terraço ao ar livre e uma das melhores vistas da cidade. Para sobremesa, tente provar um autêntico gelato de nutella na Alberto Gelateria!

2. Monterosso

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De Corniglia até Monterosso, é possível embarcar em um trem com destino ao povoado mais espalhado de Cinque Terre. Isso por conta da Spiaggia di Fegina, uma larga praia que se estende da estação até o centro da cidade. Para frequentá-la, vale uma atenção especial com o preço, pois nem todas as áreas da costa são de graça. A história recente castigou Monterosso, que foi duramente atingida por inundações em 2011. Mas, aos poucos, retorna como um belíssimo destino turístico.  Aproveite a viagem para provar a legítima pasta italiana no Gastronomia San Martino ou então conhecer a Enoteca da Eliseo, bar simpático que possui dona brasileira.

3. Vernazza

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir de Monterosso, procure por serviços de barco que possam te levar para os outros destinos – confira nesse site os trajetos: 5 Terre, Gulf of the Poets. Uma boa dica é comprar o ticket até Portovenere, que permite desembarcar em Vernazza e outras regiões. Devido às condições do mar, eles só ocorrem em determinados momentos, portanto consulte o calendário para montar o roteiro. Ao chegar até Vernazza, você encontrará uma genuína vila de pescadores com um visual peculiar de Cinque Terre.  O Castelo Doria, apesar de pequeno, dispõe de uma paisagem fantástica da região. Caso queira fazer uma pausa para saborear a culinária mediterrânea, o restaurante Belforte e o II Pirata delle Cinque Terre são opções.

4. Manarola

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De volta ao barco, olhos abertos durante o trajeto – você verá Corniglia no alto do rochedo – até chegar a Manarola. Apesar de íngreme, ela é famosa pelas videiras e o vinho doce Sciacchetrà. Ali estão relíquias dos tempos medievais, como a Igreja de São Lorenzo, e um dialeto particular dos moradores: o manarolese. Alguns restaurantes aproveitam a geolocalização de Manarola a seu favor para conquistar os clientes, tal como o Nessum Dorma Cinque Terre, com a gastronomia italiana, e a Trattoria Dal Billy, com os saborosos frutos do mar.

5. Riomaggiore

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aqui você tem duas opções: tanto retornar ao barco para desembarcar na cidade, como caminhar de Manarola até Riomaggiore pela Via dell"Amore. Durante o trajeto, a semelhança com a França é inevitável por conta dos cadeados ali deixados por casais apaixonados. Ao chegar na última cidadezinha de Cinque Terre, minha dica é que você fique até o pôr do sol, pois o resultado certamente irá te encantar. Para o espetáculo, procure pelo  A Pie de Ma, bar com um ambiente aberto no topo de um penhasco.

E depois?

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A dica a seguir depende muito de suas escolhas, mas garanto que irá te satisfazer. Como o ticket Monterosso – Portovenere em mãos, por que não chegar ao destino final? O local pode ser adotado como membro honorário de Cinque Terre pela proximidade e semelhança com as demais. Além da vista fascinante, Portovenere conta com ótimos restaurantes, dos quais destaco os pratos mediterrâneos do Ristorante Della Baia e o pequeno Portivene Um Mare di Sapori, com as pastas italianas.

Trajetos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os trajetos são um pouco complicados e existem diversas maneiras de explorar Cinque Terre. Aconselho uma boa olhada nesses dois sites, que podem ajudar durante a viagem: Portovenere, Italy e Cinque Terre Tourist Association. É possível explorar a região pelas diversas trilha, pegar carona com os trens que por ali passam ou simplesmente seguir o caminho de barco, como já mostrei ali em cima.

Onde ficar?

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Opções não faltam para uma hospedagem perfeita na província de Ligúria. Caso queira ficar na própria Cinque Terre, você encontrará uma boa variedade nas cinco cidades em questão. Aqui vale uma boa pesquisa em sites como o TripAdvisor, que apresenta opções em Corniglia, Monterosso, Vernazza, Manarola e Riomaggiore. Se estiver de passagem, procure por hotéis em La Spezia, ao sul de Cinque Terre. Ela está aproximadamente 1h de Gênova, capital da província. Ou então, aproveite a viagem em Portovenere para montar sua base na "Sexta das Tierres".

Grande abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!