Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça Odense, a cidade onde mora a fantasia

Marcio Moraes

29/01/2016 14h22

Caro amigo,

"Viajar é viver". Essa frase não é de um viajante profissional, um jet-setter ou de um blogueiro. O autor dessa sábia metáfora é uma pessoa que viveu durante o século XIX, mas ainda está presente no imaginário de milhões de pessoas ao redor do mundo. Foi ele quem escreveu clássicos da literatura infantil como A Pequena Sereia, O Soldadinho de Chumbo e O Patinho Feio. Infelizmente, por mais célebre que seja sua obra, seu nome talvez não seja tão conhecido. Hans Christian Andersen, o segundo escritor com mais histórias traduzidas no mundo, nasceu em 1805 na encantadora cidade de Odense. E é para lá que vou levar você hoje!

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Odense é uma cidade de quase 200 mil habitantes localizada na ilha dinamarquesa de Funen. A distância de Copenhague, capital do país, é um dos motivos pelos quais a visita a Odense vale a pena, nem que seja por apenas um dia. Em duas horas, somos transportados para um destino onde o faz-de-conta se torna realidade.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Filho de um pobre sapateiro e uma lavadeira, Hans Christian Andersen venceu a miséria e a injustiça social para conquistar seu espaço e inspirar muitas gerações com suas histórias. Em 1908, a casa onde o escritor nasceu virou o primeiro museu do mundo dedicado à vida de alguém. Ali, podemos conhecer melhor sobre a trajetória, obra e as viagens do autor, além de sentir como viviam as pessoas da cidade no começo do século XIX. Uma verdadeira aula de história.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O roteiro pela cidade segue literalmente os passos do escritor, responsável por trazer a cidade para os holofotes do turismo global. Os pontos de interesse incluem o casarão onde ele estudava, hoje uma loja de antiguidades, e a charmosa praça onde Andersen costumava brincar.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

E para fechar com chave de ouro o tour pela cidade de Hans Christian Andersen, vale a pena navegar sobre as águas do rio Odense e apreciar a arquitetura nobre das casas à beira do rio. Construídas entre 1895 e 1910, as construções permanecem intactas. A cidade ainda abriga dois hotéis luxuosos que ajudam a sustentar sua atmosfera arcaica: o First Grand Hotel, de 1897, e o Hotel Plaza, um quatro estrelas construído em 1919.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Se você pensa em visitar a Dinamarca, não deixe de separar pelo menos um dia para conhecer Odense. Tenho certeza que depois disso, você vai encarar as histórias infantis com outros olhos!

Abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!