Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

A Europa é logo ali: cidades brasileiras para se sentir no Velho Continente

Marcio Moraes

17/02/2016 17h46

Caro viajante,

Em tempo de austeridade econômica, uma das principais vítimas do corte de gastos domésticos acaba sendo nosso lazer. Planejar uma viagem para a Europa requer cautela, ainda mais com a desvalorização do Real e a atual cotação do Euro.

Porém, se você não abre mão de viajar, existem destinos brasileiros que podem saciar sua vontade de visitar o Velho Continente. São opções mais viáveis, que cultivam tradições europeias em sua culinária, costumes e até mesmo na arquitetura de suas casas.

Foto: Ademar Marcos Spies

Foto: Ademar Marcos Spies

Abaixo, convido você para uma viagem pela Europa sem sair do nosso querido Brasil!

1. Treze Tílias, Santa Catarina

Localizada no centro do Estado de Santa Catarina, Treze Tílias é uma cidade tipicamente austríaca. As semelhanças naturais e climáticas atraíram imigrantes da região do Tirol, que fugiam da grave crise econômica que afetava a Europa durante o período entre a Primeira e Segunda Guerra Mundial.

Foto: Fernanda Fiedler

Foto: Fernanda Fiedler

A união dos imigrantes fez com que as tradições europeias fossem preservadas e se tornassem peça-chave para a realização de eventos como o Tirolerfest, que celebra os costumes dos colonizadores austríacos com grupos folclóricos, música e gastronomia típica. O festival é realizado todo outubro, mês de aniversário de Treze Tílias.

2. Penedo, Rio de Janeiro

Quem imaginou que o Rio de Janeiro se tornaria lar de uma das principais colônias finlandesas do Brasil? A História conta que agricultores da Finlândia chegaram ao País por volta de 1920 e usaram a região de Itatiaia para aclimatação.

Secretaria de Turismo de Itatiaia

Secretaria de Turismo de Itatiaia

O objetivo era chegar ao Sul, mas o solo fértil onde se encontra Penedo facilitou a vida das famílias imigrantes. Hoje, o turismo se tornou uma vocação e diversas pensões foram transformadas em hotéis e restaurantes. A Casa do Papai Noel e as lojinhas de artesanato da Pequena Finlândia merecem uma visita.

3. Holambra, São Paulo

O nome já diz tudo. Passear pelas ruas de Holambra, aproximadamente 150 km distante da cidade de São Paulo, é fazer uma viagem pelas terras holandesas. A fuga da Segunda Guerra Mundial foi apontada como principal motivo para a colonização do município, de acordo com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra.

Foto: Alexandre Pottes Macedo

Foto: Alexandre Pottes Macedo

Conhecido como Cidade das Flores, o destino também atrai diversos turistas, que procuram lazer não muito distante da capital paulista. Realizada entre agosto e setembro, a Expoflora confere à Holambra o título de maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil.

4. Blumenau, Santa Catarina

O que esperar de um local que abriga a segunda maior festa anual de cerveja do mundo? O Oktoberfest entrega a colonização germânica presente em Blumenau, cerca de 150 km distante de Florianópolis e pouco mais de 200 km de Curitiba.

Divulgação

Divulgação

Considerado um reduto de alemães, Blumenau apresenta traços da Europa, que começam na arquitetura da Prefeitura Municipal e invadem as casas do tradicional Parque Vila Germânica. Trata-se de um ambiente típico do Velho Continente, com diversos bares para saborear uma cerveja importada, como o recém inaugurado Eisenbahn Bierhaus, que oferece uma enorme variedade da tradicional marca Eisenbahn.

5. Gramado, Rio Grande do Sul

Assim como grande parte da região Sul do Brasil, Gramado foi uma das cidades ocupadas pela forte presença de imigrantes, resultado das políticas de povoamento organizadas pelo Governo brasileiro a partir do século XIX. Assim, italianos e alemães entrelaçaram os costumes para fixar suas tradições no principal destino turístico da Serra Gaúcha.

Foto: Cleiton Thiele

Foto: Cleiton Thiele

A encantadora mistura de culturas é vista na Avenida Borges de Medeiros, principal via da cidade, decorada por hotéis renomados como o Casa na Montanha e restaurantes sofisticados como o Maison De La Fondue. Somado ao ar puro e às paisagens decoradas por florestas de araucárias, renomados festivais como o Festival de Cinema, em agosto, e o Natal Luz transformaram Gramado em uma parada obrigatória para quem quiser conhecer a Europa sem sair do país.

6. Campos do Jordão, São Paulo

"Campos do Jordão não tem um estilo de arquitetura definido, tem um jeitão". A frase do urbanista Jorge Wilheim procura definir o destino consagrado carinhosamente apelidado como Suíça Brasileira pelos paulistas. Desde o portal de entrada até um simples supermercado, os telhados dos edifícios da cidade combinam técnicas suíças (de grande caimento), francesas (arredondados) e alemãs (construídos com vigas verticais e horizontais para manter a sustentação).

Foto: Gabriel Tarantelli

Foto: Gabriel Tarantelli

Acredita-se que tais estilos foram trazidos por imigrantes europeus, sobretudo descendentes da Alemanha, que fugiam da Segunda Guerra Mundial. Para admirar a paisagem enquanto aprecia a culinária germânica, vale incluir no roteiro o bairro Capivari, onde tudo acontece.

7. Pomerode, Santa Catarina

Antigamente, essa pequena cidade do Vale do Itajaí era parte de Blumenau. O nome Pomerode está intimamente ligado à origem de seus fundadores, imigrantes da Pomerânia, região ao norte da Alemanha.

Foto: Lucimara Cardozo

Foto: Lucimara Cardozo

O Portal de entrada da cidade reflete as tradições germânicas de uma colônia que cresceu à base de pequenas propriedades rurais e que hoje encontra no turismo uma boa fonte de receita.

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!