Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça a maior comemoração do Ano Novo Chinês fora da Ásia

Marcio Moraes

19/02/2016 15h58

Caro viajante,

Para muita gente, o ano só começa depois do Carnaval, não é verdade? Só que esse ditado é uma realidade na China. Baseado no calendário lunar, o Ano Novo Chinês é um enorme festival celebrado em todo o mundo. Também chamado de Spring Festival, ele ocorre não apenas em cidades chinesas, como em diversos bairros espalhadas pelo mundo, que recebem o nome de Chinatown. Porém, nenhuma cidade consegue chegar aos pés de Londres.

Foto: Gokce Pehlivanoglu - instagram: @lunaroom

Foto: Gokce Pehlivanoglu – instagram: @lunaroom

Considerada a maior fora da Ásia, a comemoração da virada do ano chinês na capital da Inglaterra reuniu milhares de pessoas nas ruas no último dia 14, com eventos que ultrapassaram os limites da Chinatown londrina. Na Trafalgar Square, por exemplo, uma grande parada superou a marca de 700 mil espectadores, segundo a agência de marketing PR Newswire.  O público acompanhou a tradicional Dança do Leão, em que participantes imitam os movimentos do animal, como forma de trazer sorte e proteção aos negócios.

Foto: Apolonio Lozada - instagram: @polo.mxuk

Foto: Apolonio Lozada – instagram: @polo.mxuk

Porém, nada de pensar que os chineses estão atrasados. Muito pelo contrário, eles estão 2.5 mil anos à nossa frente. Enquanto o Ocidente completa 2016 anos, a China comemora a chegada de 4714, o ano do Macaco.  Diferentemente do nosso calendário, o chinês é baseado em uma combinação de movimentos lunares e solares, o que varia a data de início do ano entre janeiro e fevereiro.

Divulgação

Divulgação

Durante o dia, multidões lotaram as ruas do bairro londrino de Chinatown, decorado em toda sua extensão com lanternas e desfiles. Ao anoitecer, os jardins históricos da Chiswick House Gardens, no distrito de Chiswick, atraíram diversas famílias para um show de luzes e cores da cultura chinesa no Magical Lantern Festival – ou Festival Mágico de Lanternas, em tradução livre. A exposição pode ser vista até o dia três de março.

Divulgação

Divulgação

E se você achava que o nosso feriado do Carnaval já tem uma pausa longa, está redondamente enganado. O tradicional Spring Festival dura quinze dias e só encerra a celebração com o Festival das Lanternas, que marca o início da primeira lua cheia do ano.

Foto: Amy Ton - instagram: @amy.ton

Foto: Amy Ton – instagram: @amy.ton

Forte abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!