Conheça o país que tem as praias mais incríveis da Europa
Caro amigo,
Conhecer vários países em uma só viagem é uma das motivações de quem visita a Europa. Mas, saiba que, por mais tentadora que seja, essa prática afasta alternativas incríveis em nosso roteiro pelo Velho Continente. Um exemplo claro é um país que surpreende por vários motivos e possui uma beleza natural tão grande, que me pergunto como o turismo ainda não abriu os olhos para tal: Albânia!
De fato, seu passado não ajudou no processo. Localizado na pontinha da região dos Bálcãs, a sudoeste da Europa, o país viveu sob um regime comunista caracterizado pelo isolamento até o fim do século passado – rompeu relações com EUA, União Soviética e China. O legado está marcado nos mais de 700 mil buracos blindados – ou bunkers – que foram projetados para impedir uma invasão militar no território e que, hoje, viraram uma atração muito interessante.
Obviamente, a história da Albânia vai além do comunismo, o que nos leva ao ponto turístico mais famoso do país: uma cidade da Grécia Antiga, que se tornou sítio arqueológico incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1992. Trata-se do Butrint, localizado a cerca de 300 km de distância da capital, Tirana, e quase na divisa com a Grécia. Hoje, é possível visitar as ruínas que foram escavadas após a Segunda Guerra Mundial e que incluem um anfiteatro (arena oval), uma basílica e um castelo datado do século XIV. Atente-se ao calendário, pois o espaço é palco do Festival Internacional de Teatro Butrinti 2000, que acontece todo mês de julho.
Se o intuito é curtir o litoral, o pequeno território – que possui o tamanho do estado de Alagoas (28 mil km²) – também não deixa a desejar. Suas águas de cor verde-esmeralda rivalizam com praias gregas e croatas, mas com um pequeno detalhe: são bem menos cheias. Procure pela cidade de Himara (300 km da capital), que concentra grande parte delas, das quais destaco as paradisíacas praias de Gjipe e Jale. Ao norte, Dhermi também é opção para relaxar em solo albanês.
Aproveitar o ritmo litorâneo é uma boa desculpa para explorar um fenômeno natural que só encontramos no pequeno país dos Bálcãs. O nome é extremamente convidativo: Blue Eye, ou olhos azuis, na tradução livre. Uma fonte termal ao sul da cidade de Sarandë, a menos de 20 km do sítio arqueológico de Butrint, em que há uma fenda redonda, cuja profundidade de cerca de 50 metros provoca uma alteração na cor da água. O azul vibrante contrasta com o esverdeado da fonte, em uma combinação para lá de especial.
Chegou a hora de considerar a Albânia como o próximo destino de sua viagem à Europa.
Vamos?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.