Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Lucerna é a síntese das várias facetas suíças

Marcio Moraes

14/03/2016 17h25

Caro viajante,

Se você deseja abrir as portas para o fantástico mundo suíço, Lucerna é o seu ponto de partida. Às margens do lago que leva o mesmo nome da cidade, a capital da região da Suíça Central é símbolo de tudo aquilo que o país pode proporcionar.

Divulgação

Divulgação

Quase 80 mil habitantes residem naquela que é carinhosamente apelidada de síntese suíça. De fato, Lucerna possui de tudo um pouco: história nas ruas de sua cidade velha, aventura com as montanhas que pincelam a paisagem alpina e uma vida própria em seus bares e restaurantes – expressada pela agitada rua Rathausquai. Aliás, uma boa pedida no local é deliciar-se com o fondue do Zunfthausrestaurant Pfister, que também apresenta uma excelente carta de vinhos.

Divulgação

Divulgação

Caminhar na Rathausquai é uma típica experiência local. É possível sentar em uma das mesinhas espalhadas pelo calçadão ou seguir o trajeto pelas atrações que decoram a paisagem de Lucerna – como por exemplo a Jesuitenkirche, igreja jesuíta de 1677. Para chegar até lá, o turista é presenteado por aquele que é considerado o cartão-postal da cidade. À primeira vista, a Kapellbrücke parece apenas mais uma ponte que atravessa o rio Reuss. Não se engane. Diante de seus olhos, está uma das travessias de madeira mais antigas da Europa, que era utilizada como estratégia de defesa da parte sul da cidade. Datada de 1333, ela sofreu um grande incêndio em 1993, foi completamente reestruturada e é considerada um grande símbolo da região.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Vale destacar que Lucerna não se resume às redondezas da Rathausquai. Por dentro de suas ruas, as edificações marcam o registro de um passado. Destaque para o Monumento do Leão, escultura concebida por Bertel Thorvaldsen, que homenageia os Guardas Suíços massacrados em 1792, durante a Revolução Francesa. Até mesmo Mark Twain se rendeu a figura do leão ferido, considerada a mais tocante peça de pedra do mundo de acordo com o lendário escritor norte-americano.

Divulgação

Divulgação

Para além da história de sua cidade velha, abrir as portas para a capital da Suíça Central é avistar um horizonte repleto de adrenalina com as montanhas do planalto suíço. A principal delas, Pilatus, é a atração mais conhecida de Lucerna e um passeio imperdível. A subida ao cume pode ser feita por dois teleféricos ou um trem, que parte do vilarejo de Alpnach – cerca de 20 minutos de nosso destino.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Deu para entender porque Lucerna é uma viagem pelas várias facetas suíças, não é mesmo?

Grande abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!