Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

6 celebrações de Páscoa mais inusitadas

Marcio Moraes

25/03/2016 15h10

Caro amigo,

As múltiplas interpretações do conceito de Páscoa definem sua celebração pelo mundo. Considerado uma festividade religiosa pelos cristãos, o feriado relembra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Porém, diferentes culturas encontraram suas próprias maneiras de comemorar o feriado. Algumas regiões aproveitam a Semana Santa para vestir crianças de bruxas, empinar pipas e até mesmo travar uma guerra de fogos de artifício.

São tantos significados, que achei interessante listar as tradições mais curiosas do feriado de Páscoa. Olha só:

1. Ilhas Bermudas, Antilhas

Foto: instagram - @fairmontsouthampton

Foto: instagram – @fairmontsouthampton

O território ultramarino britânico preserva um costume bastante peculiar para a Sexta-Feira da Paixão. Além de saborear bolinhos de bacalhau e o hot cross bun – uma receita de pão doce com passas ou groselha – os bermudenhos empinam suas pipas. A prática teve início quando um professor britânico tentou explicar a ida de Cristo ao céu com um papagaio e um crucifixo que o sustentasse. Assim, elas foram criadas com um papel colorido e uma cauda longa.

2. Chios, Grécia

Foto: flickr Link Greece

Foto: flickr Link Greece

Em uma pequena ilha no meio do mar Egeu, uma verdadeira guerra se instaura para celebrar a Páscoa. Claro que o conflito é simbólico e ninguém sai ferido. Na verdade, trata-se de uma batalha de fogos de artifício, organizada por duas igrejas construídas nas colinas de Chios. O objetivo é atingir a torre do sino de cada uma e, para isso, milhares de foguetes caseiros são disparados. Do alto, a localização privilegiada favorece o espetáculo e torna a ilha grega bastante conhecida no feriado em questão.

3. Noroeste da Europa

Foto: instagram - @runggaldiervanessa

Foto: instagram – @runggaldiervanessa

Algumas comunidades da Europa encontraram uma forma de celebrar a Páscoa e reunir familiares com uma enorme fogueira ao ar livre. A tradição é muito comum na Dinamarca e em partes da Suécia, Finlândia, Alemanha, Suíça e Áustria, muito embora sua origem seja incerta. A teoria mais comum é de um conto saxônico, que explica que o hábito surgiu em comemoração à chegada da primavera. Simbolicamente, as labaredas afastam a escuridão do inverno e significam um prelúdio de tempos mais alegres.

4. Saalfeld, Alemanha

Divulgação

Divulgação

Os habitantes de Saalfeld, no coração da Alemanha, levam a sério os ovos de Páscoa. Tanto que as árvores da pequena comunidade são decoradas com eles durante o período festivo. A preparação começa cerca de quatro semanas antes da Páscoa e algumas árvores chegam a carregar mais de 10 mil ovos. O design leva características da cidade, como também de grandes atrações da Europa.

5. San Pedro Cutud, Filipinas

Foto: instagram - @paulroid

Foto: instagram – @paulroid

A atmosfera religiosa em torno da Semana Santa ganha enorme proporção nesse pequeno bairro filipino ao norte da capital, Manila. Os moradores de San Pedro Cutud reproduzem fielmente a morte de Cristo com um voluntário crucificado na Sexta-Feira da Paixão. Na verdade, o rito é uma encenação de católicos em que um fiel é pregado em uma cruz de madeira para pagar os pecados. Logo após o teatro, o cristão é liberado e recebe ajuda de médicos locais. Apesar disso, a prática devocional é fortemente desencorajada pela Igreja Católica, que a considera um fanatismo religioso.

6. Suécia

Foto: Niklas Morberg

Foto: Niklas Morberg

A Semana Santa ganha contornos de Halloween nas ruas de algumas cidades suecas. Conhecida como Bruxa da Páscoa, a tradição escandinava veste meninas com roupas velhas, que vão de porta em porta à procura de guloseimas. A antiga crença conta que as bruxas voavam das montanhas do norte da Alemanha em direção ao país no dia anterior à Sexta-Feira da Paixão. Para afugentá-las, a comunidade acendia fogos de artifício e fogueiras, que duravam até o Domingo de Páscoa.

Qual você achou mais curiosa?

Grande abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!