Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Qual o melhor café da manhã do mundo?

Marcio Moraes

28/03/2016 15h15

Caro amigo,

Um dos prazeres de viajar pelo mundo é experimentar a diversificada gastronomia de cada destino. Conhecer hábitos alimentares de outras culturas é uma excelente maneira de mergulhar em um universo de sabores, diferente daquele que estamos acostumados. Para isso, nada melhor que começar pela primeira refeição do dia, não é mesmo? O café da manhã é essencial para a nossa rotina. Onde quer que esteja, ele será a base do dia e oferecerá um gostinho de sua viagem. Ele pode ser calórico, com ovos e bacon, e parecer até mesmo com o nosso almoço ou janta. Porém, é essa diversidade que o torna tão especial para incrementar a nossa viagem!

 1. Inglaterra

Foto: Fat Les - flickr

Foto: Fat Les – flickr

Bacon, linguiça, ovos e até uma porção de feijão. Não, não se trata do nosso almoço, mas de um típico café da manhã inglês. Claro, tudo bem acompanhado de uma xícara de chá.

2. França

Foto: Gästehaus Kromer - flickr

Foto: Gästehaus Kromer – flickr

Pensar em um café da manhã francês significa associá-lo às tradicionais padarias do país – conhecidas como boulangeries. Por isso, é indispensável um autêntico croissant ou uma baguete ao lado de um cafezinho.

3. China

Foto: Ben Hwang - flickr

Foto: Ben Hwang – flickr

Pela imensidão do segundo maior país da Ásia, fica difícil definir a primeira refeição do dia para os chineses. As escolhas variam, mas não é uma surpresa encontrar massas fritas e dim sum – porções com um tipo de pão recheado com carne de porco – ao lado de um copo de leite de soja quente.

4. Austrália

Foto: Stephen Mitchell - flickr

Foto: Stephen Mitchell – flickr

Já falei sobre o Vegemite em meu post sobre sanduíches pelo mundo (clique aqui). O gosto indecifrável dessa pasta – amargo para uns, salgado para outros – é um prato cheio no café da manhã das casas australianas.

5. Marrocos

Foto: Blank Cheque - pinterest

Foto: Blank Cheque – pinterest

Um café da manhã marroquino que se preze acompanha a tradicional bebida do país: o chá verde. Ele é tão famoso, que se tornou símbolo não apenas da culinária, como também sinônimo de hospitalidade para festas e reuniões de família. Para comer, um prato cheio de pão – também chamado de khobz.

6. México

Foto: Luka Looks - flickr

Foto: Luka Looks – flickr

Não espere nada muito leve nas mesas de famílias mexicanas. A primeira refeição é calórica: o chilaquiles – prato típico feito com tortillas fritas em pedaços com um molho picante – é bem comum no café da manhã. Outra opção é o huevo ranchero, uma receita com ovos fritos e molho de tomate picante.

7. Rússia

Foto: Jessica Benczewski - flickr

Foto: Jessica Benczewski – flickr

As panquecas são muito comuns em território russo. Chamada de syrniki, ela é frita e servida com creme de leite, mel ou até mesmo uma compota de maçã. A tradução do nome nos leva ao principal ingrediente do prato: queijo.

8. África do Sul

Foto: David Bodrogi - flickr

Foto: David Bodrogi – flickr

Uma papa de flocos de aveia cozidos em água, que recebe o nome de porridge. A receita é servida com leite frio e não vem temperada – ou seja, é aconselhável acrescentar um pouco de açúcar. Ela também é muito comum na Inglaterra, Escócia e Irlanda.

9. Coreia do Sul

Foto: Lisa Risager - flickr

Foto: Lisa Risager – flickr

O café da manhã coreano parece até um jantar. São tantos pratos, que ficamos perdidos. Tem arroz, peixe, bife e, claro, o famoso kimchi – um típico condimento da Coreia do Sul à base de acelga.

 10. Jamaica

Foto: Lyn - flickr

Foto: Lyn – flickr

Semelhante aos ovos mexidos, o ackee cozido define a primeira refeição jamaicana. Para quem não sabe, ele é uma fruta que tem sua origem na África Ocidental e se adaptou super bem ao clima tropical do Caribe. Acompanha banana frita, peixe salgado ou frutas frescas.

11. Estados Unidos

Foto: Kyle Johnson - flickr

Foto: Kyle Johnson – flickr

Outro país que varia bastante o café da manhã. Porém, os ovos, bacon e panquecas formam uma trindade para as famílias norte-americanas. Sua popularidade é tamanha, que recebe um nome especial, quase como um estilo de vida: American style breakfast.

12. Egito

Foto: mush m - flickr

Foto: mush m – flickr

Falou em café da manhã no Egito, falou em ful medames. A receita consiste em feijão cozido com cominho, salsa, alho, cebola e suco de limão. Acompanham também ovos e pimenta chili.

13. Paquistão

Foto: Lauren - flickr

Foto: Lauren – flickr

Para comer bem no Paquistão, o aloo paratha é a melhor pedida. Apesar de sua influência indiana, ele ganhou força nas casas paquistanesas e se tornou o prato principal no café da manhã local. Trata-se de uma massa sem fermento e recheada com um purê de batata e ghee – uma manteiga que difere das outras pela fabricação que resulta em um produto, normalmente, sem lactose.

14. Japão

Foto: Stu Spivack - flickr

Foto: Stu Spivack – flickr

Acordar e comer… Tofu! Uma opção muito comum nas mesas japonesas para a primeira refeição do dia. Ele é mergulhado em um molho de soja e é acompanhado com peixe e arroz.

15. Brasil

Foto: Nice Silva - flickr

Foto: Nice Silva – flickr

Claro que o nosso café não poderia ficar de lado. Assim como algumas integrantes da lista, a refeição brasileira varia de acordo com a nossa localização. Em São Paulo, por exemplo, o popular pão na chapa com café com leite é uma unanimidade. Já em Manaus, nas feiras e padarias, a pedida é o X-Caboquinho, lanche que leva queijo coalho, tucumã (fruta endêmica da região) e banana em um pão francês. E, para acompanhar o sanduíche, um suco de cupuaçu, graviola e teperabá.

E para você? Qual o autêntico café da manhã brasileiro?

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!