Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Kotor é um tesouro de Montenegro que precisa ser explorado

Marcio Moraes

04/04/2016 15h23

Caro viajante,

Quando o sol se põe sobre a Baía de Cátaro, um dos destinos mais atraentes de Montenegro adormece com a certeza de que é uma das estrelas do mar Adriático. Kotor harmoniza a natureza de sua localização com os labirintos medievais que escalam a montanha até chegar ao centro histórico.

Divulgação

Divulgação

Fundada como parte do Império Romano, Kotor constituía a República da Veneza, antigo estado italiano que existiu até 1797. Para protegê-la de eventuais invasões, foram erguidas paredes de pedra que se estendem por 5 km e cercam toda a cidade. A herança veneziana está presente em sua arquitetura, que concedeu à cidade o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Divulgação

Divulgação

Dentro de seus portões, as vielas estreitas de paralelepípedos nos transportam para capítulos movimentados de sua história. Após o controle veneziano, Kotor passou pelas mãos de austríacos, russos e franceses, além de constituir a Iugoslávia e a Sérvia e Montenegro. O legado de um período de conquistas é visto em várias esquinas e, sobretudo, no cartão-postal da cidade: a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Trata-se de uma igreja católica romana datada de 1518 e muito bem preservada. O edifício mais antigo do país ainda segue inalterado. Em contrapartida, sua irmã mais velha, erguida em 1166, sofreu com fortes terremotos que assolaram a região no passado. Danificada, a Catedral de Saint Tryphon foi recuperada e é uma peça formidável do centro histórico. Caso queira descansar das subidas, a Praça dos Braços é uma boa pedida, tanto para puxar uma cadeira dos diversos bares e restaurantes, como também nas lojas de suvenires.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Como era de se esperar, a localização próxima ao Mar Mediterrâneo interferiu em sua culinária. Ainda no labirinto íngreme da cidade velha, o restaurante Astoria (clique aqui) é uma ótima referência para saborear frutos do mar. Ele fica nas dependências de um hotel que leva o mesmo nome e está instalado em um deck ao ar livre. Mais afastado, o sofisticado Galion (clique aqui) é o mais votado pelo TripAdvisor e harmoniza seus pratos com uma carta de vinho completa. Experimente o vinho branco Krstac, feito com uvas locais. Uma boa dica é escolher as mesas na varanda com vista para as muralhas – principalmente para um jantar romântico.

Divulgação

Divulgação

Do alto, a Baía de Cátaro nos faz lembrar que estamos em uma cidade portuária, na rota de vários cruzeiros que desejam conhecer os tesouros de Montenegro. Também chamada de Boka, ela forma um dos únicos fiordes do Mediterrâneo e conduz o viajante para as cordilheiras Orjen. Se, pelas águas, tripulantes navegam pelo rio Bokelj, que indica o caminho até o mar Adriático, esportistas se aventuram, em terra, pelas montanhas que cercam Kotor como, por exemplo, o pico São Ivan. Ali resiste uma fortaleza utilizada para proteção durante o passado conturbado da região.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

O reconhecimento como um paraíso montenegrino foi feito, recentemente, pelo famoso guia Lonely Planet, que listou o local como o favorito para visitar em 2016 (clique aqui). Já dizia o famoso poeta britânico Lord Bryon, no século XIX: Kotor é "o mais belo encontro entre terra e mar".

Forte abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!