Interior de mesquita iraniana se revela uma obra de arte
O que torna um templo reconhecido? Para muitos, basta ser uma estrutura que seja um reflexo do mundo divino. Só que para nós, apaixonados por viagem, aqueles que conciliam tradições religiosas com um design surpreendente ganham a nossa preferência. É o caso da belíssima mesquita de Nasir al-Mulk, uma verdadeira joia do Oriente Médio.
Sua fama lhe rendeu apelidos. Alguns a chamam de Mesquita Rosa, embora não seja difícil escutar outros nomes como Mesquita das Cores ou Mesquita Caleidoscópio. De fato, esse enorme templo iraniano é um espetáculo colorido, que ganha vida com o nascer do sol. Os raios de luz refletem em seus vitrais e realçam as paredes, os arcos e até mesmo o olhar do visitante em suas dependências.
Construída em 1888, a Nasir al-Mulk é um espelho da herança muçulmana. Pelo patrimônio, seus azulejos favorecem uma geometria típica da arte islã, que floresceu durante a Idade de Ouro da religião – período datado entre os séculos VIII e XIIII, que contribuiu para a inovação, cultura e economia árabe.
Além de seus vitrais, que inundam o interior com um verdadeiro arco-íris, a mesquita é apenas mais um tesouro de Shiraz. A cidade, que está pouco menos de mil quilômetros de distância da capital, Teerã, é um templo para cultura persa. Para além da Nasir al-Mulk, a capital da província de Fars possui atrações históricas como as ruínas de Persépolis, conhecida como a sede do Primeiro Império Persa, e o túmulo de Hafez, poeta lírico da antiguidade cujos provérbios são ditos até hoje pelos iranianos.
Claro que nenhuma atração substitui o que encontramos nesse caleidoscópio chamado Nasir al-Mulk. Abaixo, você confere um pouco mais sobre esse espetáculo das cores, que impressionam os nossos olhos e harmoniza perfeitamente arte e religião.
Fotos:
- facebook.com/RaminPhotography
- kollektion-wiedemann.de/kuenstler-edition/ramin-asil
- 500px.com/RaminRahmaniNejad
Erramos: Na publicação "20 cidades incríveis para conhecer na Europa Oriental", publicamos o destino Cracóvia como pertencente à Croácia. Na verdade, a cidade está localizada ao sul da Polônia, sendo a segunda mais populosa do país. Agradecemos aos avisos e lamentamos o ocorrido.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.