Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Viaje pelos tesouros de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos

Marcio Moraes

25/05/2016 14h04

Às margens do Golfo Pérsico, o coração cultural dos Emirados Árabes Unidos está cercada por praias e reservas naturais. Logo no desembarque do moderno Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, o passeio pode começar pela ampla avenida costeira Corniche, que proporciona parte do entretenimento com áreas infantis, faixas de pedestres e ciclistas, bares, cafés e restaurantes. Uma maneira divertida e saudável de visita-la é alugando um bicicleta, existem estações por toda via. As praias têm excelente infraestrutura e ficam lotadas aos fins de semana.

Divulgação

Divulgação

A Grande Mesquita Sheik Zayed é a parada obrigatória, uma construção imponente que atrai cada dia mais adoradores. O cartão de visitas audacioso é todo pavimentado com mármore floral de 28 países. Sob os seus pés se espalha o maior tapete do mundo, feito por um time de 1200 tecelões de tapetes persas.

Divulgação

Divulgação

Aberta ao público apenas em 2007, a obra custou cerca de R$ 1 bilhão e tem capacidade para aproximadamente 40 mil pessoas, se considerado o pátio externo. A principal sala de oração abriga nove mil pessoas e duas salas adjacentes recebem 1500 cada, designadas apenas às mulheres. São 22.412 metros quadrados que começaram a ser construídos em 1996, tornando a mesquita a oitava maior do mundo e a maior dos EAU.

Divulgação

Divulgação

Os detalhes são preciosos e as paredes de mármore das salas internas possuem desenhos em várias cores, formando jardim de flores em relevo. As visitas são autorizadas todos os dias pela manhã, exceto sexta-feira, quando é reservada aos muçulmanos. É importante prestar atenção às regras de vestimenta. A maneira mais fácil é pegar emprestados os trajes islâmicos que ficam à disposição logo na entrada, tanto para homens quanto para mulheres. À noite, a iluminação artificial simula as fases da lua, tornando esta obra-prima ainda mais fascinante.

Divulgação

Divulgação

Outra construção imponente é o Emirates Palace, um luxuoso hotel e residência oficial do Sheik Khalifa, atual presidente dos Emirados Árabes Unidos e emir de Abu Dhabi. Com 362 suítes, custou US$3 bilhões e é considerado um dos mais caros do mundo. Possui praia privativa, quadras de tênis, SPA e anfiteatro, que abriga o Dhabi Film Festival. Há opções de restaurantes de culinárias diversas e um de comida árabe utilizado pelo Sheik em seus jantares. Ele vive na parte reservada onde estão também suas sete mulheres, filhos e sua corte.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

A ilha artificial Yas abriga o Circuito Yas Marina, inaugurado em 2009 para sediar o mundial de Fórmula 1. Após dois anos de planejamento e connstrução intensiva, que envolveu 14 mil funcionários, a instalação versátil abriu suas portas a um público cativado. Considerado um dos mais avançados tecnologicamente do mundo, o circuito incentiva o crescimento da cultura esportiva nos Emirado Àrabes Unidos e tem a meta de tornar-se o centro de excelência para automobilismo no Oriente Médio. Na pista onde acontecem as corridas, pode-se fazer um "teste drive" conduzido por um piloto profissional.

Foto: f1destinations

Foto: f1destinations

Em Yas também está o parque temático Ferrari World. A montadora investiu alto para proporcionar um fantástico passeio aos fãs. A grande diversão é a montanha russa mais rápida do mundo, a Formula Rossa, que atinge a velocidade de 240 km/h em menos de cinco segundos e recria a experiência de um cockpit de Fórmula 1.

Divulgação

Divulgação

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!