Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Turismo de empatia: veja como viajar e fazer o bem ao mesmo tempo

Marcio Moraes

01/06/2016 16h38

Se você quer fazer a diferença no mundo, aqui vai uma ideia para conhecer lugares maravilhosos e participar de projetos humanitários ou ambientais ao mesmo tempo: o turismo engajado, ou de empatia. O termo significa nada mais do que conciliar viagens a importantes causas sociais, ou seja, literalmente sair fazendo o bem pelo mundo.

As opções de turismo engajado são várias, mas selecionei alguns projetos que aceitam voluntários e apoiam causas muito nobres. Experiências como essas promovem o crescimento pessoal, profissional e ainda deixam um bom legado. Gostou da ideia?

Você vai se apaixonar mais ainda quando souber o quanto pode ajudar! Veja que tipo de turismo de empatia combina mais com você e descubra que suas férias podem ser melhor aproveitadas quando há um propósito humanitário.

1. Cuidar dos animais

Se seu foco for ajudar os animais, opções de projetos voluntários não faltam! Além dos vários programas que atendem animais feridos para devolvê-los à natureza, há alguns que são ainda mais específicos. No Limpopo Primate Centre, na África do Sul, o voluntário fica responsável por tratar de animais órfãos e filhotes até que eles estejam preparados para retornar à natureza. O Horse Project, no mesmo país, também tem uma proposta bem legal: o voluntário é encarregado de cuidar dos cavalos e ajudar com tratamentos médicos e, em troca, tem aulas de sobrevivência, identificação vegetal, administração de fazendas e cavalgada.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

2. Ajudar em plantações para alimentar a região

Em Eastern Cape, na África do Sul, a comunidade carente se sustenta através de uma fazenda orgânica. A partir disso, surgiu o projeto Organic African Farm, que visa dar uma mãozinha extra para eles. Logo, os voluntários que aderem ao programa aprendem a trabalhar nas plantações. A estadia na fazenda e as refeições estão inclusas no pacote. A ONG Permaculture Australia, apoiada pelo governo do país, também recebem jovens de 18 a 30 anos que fazem cursos e aprendem a trabalhar em fazendas orgânicas. É um jeito incrível de ajudar uma comunidade desprovida: a partir do alimento.

Divulgação

Divulgação

3. Ensinar crianças

Este tipo de programa social é provavelmente o mais popular da seleção que fiz. O voluntário viaja para locais carentes para apoiar as comunidades através da educação. São vários projetos como esse em países como Sri Lanka, Tailândia, Peru e Vietnã. O Teaching Centre, em Cape Town (África do Sul), por exemplo, oferece um programa muito legal que auxilia crianças com déficit de aprendizado e leitura. Já o Youth Volunteer Program, na Índia, tem seu programa voltado para crianças órfãs e deficientes mentais. Os voluntários que participam desse programa ainda praticam danças indianas, o básico do idioma hindu e participam de workshops de tatuagem de henna. Com certeza, não são apenas as crianças que aprendem muito durante a missão.

Divulgação

Divulgação

4. Incentivar os esportes em comunidades carentes

Não há dúvidas de que o esporte é um ótimo fator de inclusão social em lugares carentes, ensinando valores como o trabalho em grupo e perseverança, e que diminuem também a criminalidade. Você pode participar de um programa chamado Streetwise Soccer, em Cape Town (África do Sul), por exemplo, jogando futebol nas ruas com crianças desprivilegiadas. Mais para o interior da África do Sul, na aldeia Zulu, o projeto Valley of a 1000 Hills recebe voluntários que aprendem e ensinam a comunidade a andar de skate. E aqui no Brasil, o medalhista olímpico Flávio Canto criou o Instituto Reação, em que voluntários ensinam judô para cerca de 1.200 crianças de 5 pontos periféricos do Rio de Janeiro. Pronto para disseminar o espírito de equipe?

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

5. Lutar pelos direitos das mulheres

A importância do empoderamento feminino está cada vez mais em pauta junto com a força da luta feminista. Enquanto por aqui estamos cada vez mais cientes da causa, sabemos também que alguns lugares precisam ainda mais de projetos que informem as mulheres sobre seus direitos e capacidades. Pensando nisso, foi criado o projeto Women Empowerment, que recebe voluntários no Sri Lanka para informar as mulheres da região sobre direitos civis e treiná-las para o mercado de trabalho com aulas de inglês, workshops e cursos vocacionais.

Divulgação

Divulgação

No Brasil, a CI (www.ci.com.br) oferece pacotes para esses tipos de programa.

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!