Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

O que fazer em Pasadena, palco de estreia da seleção na Copa América?

Marcio Moraes

03/06/2016 15h36

Além de ser a paixão dos brasileiros, o futebol tem o poder de apresentar aos expectadores mais do que 90 minutos de espetáculo – dá ao torcedor a chance de se encantar pelas cidades que sediam as partidas e que, provavelmente, não fazem parte da wish list de um viajante. A bola da vez é Pasadena, nos Estados Unidos, palco de estreia da equipe de Dunga na Copa América Centenário, realizada entre os dias 03 e 26 de junho. O pontapé inicial do Brasil será contra o Equador, no próximo sábado, 04. Uma oportunidade perfeita para explorar a segunda cidade mais antiga do condado de Los Angeles.

Divulgação

Divulgação

Situada no estado da Califórnia, Pasadena preserva o charme de uma cidade que foi incorporada ao condado de Los Angeles, em 1886. A História se manifesta em prédios como o da Prefeitura, datado de 1927, que foi erguido sob influência do arquiteto italiano Andrea Palladio. O edifício está localizado na 100 North Garfield Avenue, pouco mais de três quilômetros do palco do jogo, o estádio Rose Bowl.

Divulgação

Divulgação

Aliás, futebol não é nenhuma novidade para os aproximadamente 140 mil habitantes da cidade. Em 1994, Pasadena foi uma das nove cidades que receberam a Copa do Mundo dos Estados Unidos – edição que consagrou a seleção brasileira com o tetracampeonato. Na verdade, a final do torneio foi exatamente no Rose Bowl, contra a Itália de Roberto Baggio, que não resistiu às estrelas de Taffarel, Romário e Bebeto. Ótima oportunidade de reviver momentos de glória da nossa seleção.

Foto: visitpasadena

Foto: visitpasadena

Foto: visitpasadena

Foto: visitpasadena

Para além das memórias presentes no estádio, Pasadena reúne capítulos da história da maior empresa de bens de consumo do mundo: a Procter & Gamble (P&G). Localizada ao sul do Rose Bowl, a Gamble House foi casa de inverno para a família Gamble e, atualmente, reúne uma das coleções mais bem preservadas do estilo Arts & Crafts, movimento estético que defendia o artesanato como alternativa aos avanços da indústria de móveis. Erguida em 1908, ela foi cedida à cidade de Pasadena e à Universidade do Sul da Califórnia em 1966 com todas as mobílias. – que seguem intocadas desde então. A importância e a beleza do espaço conquistaram a indústria cinematográfica e, em 1985,  o lugar foi utilizado como lar do Dr. Emmett Brown, personagem de Christopher Lloyd no filme "De Volta para o Futuro".

Foto: Courtesy of The Gamble House, USC. Photograph © Alexander Vertikoff.

Foto: Courtesy of The Gamble House, USC. Photograph © Alexander Vertikoff.

Caso não queira abrir mão da arte, a cidade também é palco de museus como o Norton Simon, conhecido mundialmente por seu longo acervo artístico. Entre as obras, quadros de pintores como os holandeses Rembrandt e Vincent van Gogh e os italianos Giovanni di Paolo e Raphael. Ao todo, doze mil objetos – entre pinturas e esculturas – fazem parte da coleção. Para chegar ao  edifício, é preciso sair do Rose Bowl em direção ao sul da cidade e cruzar a Ventura Freeway, estrada que percorre Pasadena.

Foto: Norton Simon Museum

Foto: Norton Simon Museum

Foto: Norton Simon Museum

Foto: Norton Simon Museum

Foto: Norton Simon Museum

Foto: Norton Simon Museum

Como o Norton Simon está na extensa Colorado Boulevard, que atravessa grande parte do sul da Califórnia, aproveite para dar uma esticadinha no centro histórico de Pasadena, que está a menos de cinco minutos de caminhada do museu. São 22 quarteirões preenchidos com prédios preservados e adaptados para o comércio da cidade. Entre os restaurantes, destaque para o Mi Piace, com design inspirado em Nova York e pratos da gastronomia italiana, e o La Grande Orange, construído em uma estação de trem de 1934, que serve hambúrgueres e tacos.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Portanto, quando o juiz apitar fim de jogo no estádio Rose Bowl, trate de visitar o universo histórico e cultural de Pasadena.

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!