Balada em Berlim: Cidade está entre melhores destinos de festa do mundo
Se existe alguma coisa pela qual os alemães são conhecidos – além da cerveja, claro – é a agitada vida noturna. Pubs, teatros, performances, shows e baladas de todos os estilos transformam as noitadas alemãs em experiências autênticas e memoráveis. O principal destino de quem busca essa intensidade é Berlim, que figura entre as melhores cidades do mundo para festas de acordo com a revista Forbes. No ranking da CNN, a capital alemã só perde para Ibiza, na Espanha.
Uma boa maneira de começar a noite berlinense é assistir a um espetáculo no belíssimo teatro Chamaeleon, no bairro de Mitte. Localizado no nobre pátio Hackesche Höfe, construído na primeira década do século XX, o cabaré apresenta performances acrobáticas misturadas com música e teatro, em uma releitura moderna da arte circense. Os espectadores mais tradicionais encontram o programa ideal nas apresentações da Orquestra Filarmônica de Berlim, considerada uma das melhores do mundo. Embora os ingressos dos espetáculos oficiais esgotem rapidamente, vale lembrar que há uma apresentação gratuita às quintas-feiras, às 13h, no foyer da Filarmônica.
Matriz do hedonismo europeu, Berlim reserva o que há de melhor para os mais destemidos desbravadores. Entradas camufladas, despretensiosas, escondem espaços onde a diversão é garantida – e vai longe. Exemplo disso é o Tausend Bar, às margens do rio Spree, que embala os sábados de elegantes frequentadores com música ao vivo e muita animação. Outro bar que merece atenção é o Le Croco Bleu, que funciona na antiga sala de máquinas da extinta cervejaria Bötzow. Ambiente excêntrico e drinks super elaborados são suficientes para encher o espaço de gente bonita, jovem e animada.
O ápice da noite berlinense, acima de tudo, é conseguir entrar na Berghain, balada que define, de uma maneira bem peculiar, o conceito de exclusividade: o segurança da porta escolhe, por um parâmetro aleatório e inexplicável, quem pode ou não curtir a festa, que pode durar até 48 horas. Aberta de sexta-feira à noite até segunda-feira de manhã, a casa permite que as pessoas curtam pelo tempo que aguentarem. Reconstruindo os moldes de festas clandestinas que funcionavam durante a Guerra Fria, a Berghain fica em uma antiga central nuclear abandonada e preza pela qualidade da música: a cantora-fenômeno Lady Gaga faz a festa de lançamento de seu álbum por lá.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.