Conheça a região histórica da Turquia que inspirou Hollywood
A paisagem lunar da Capadócia parece sair de um filme. Localizada na Anatólia Central, a segunda maior região da Turquia, a paisagem surgiu a partir de séculos de erupções vulcânicas, que formaram imensas rochas porosas, esculpidas pela água e vento ao longo do tempo.
Conhecidas como Chaminés das Fadas, essas estruturas pontiagudas em formato de cogumelos não serviram apenas como base para a construção de casas, igrejas e esconderijos, como também inspiraram o mundialmente famoso desenho animado Os Smurfs. No Brasil, o destino ficou ainda mais conhecido após a exibição da novela global Salve Jorge, em alusão a um dos mais venerados santos do catolicismo.
Ficções infantis à parte, esse pedaço tão especial do território turco tem no turismo sua principal atividade. Também pudera: assistir ao amanhecer com o horizonte colorido pelas dezenas de balões que pairam no céu da Capadócia é impressionante. O passeio dura de 45 a 90 minutos e basta contratar o serviço em uma das várias agências de turismo.
Outras atrações únicas da Capadócia são as mais de 150 cidades escondidas sob o solo da região. Construídas a partir do século II, essas estruturas serviam de esconderijo contra as muitas invasões sofridas devido à localização estratégica da região. Hoje, apenas alguns desses complexos estão abertos à visitação do público. Entre as mais famosas estão a Kaymakli, com capacidade para abrigar cinco mil pessoas em oito níveis de profundidade, e a Derinkuyu, a mais profunda de todas – aproximadamente 85 metros.
As cidades subterrâneas, as casas esculpidas e os balões coloridos que enfeitam o céu fazem da Capadócia o cenário ideal para uma viagem surpreendente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.