Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Rio 2016: os preparativos finais para as Olimpíadas

Marcio Moraes

01/07/2016 08h57

Caro viajante,

Na reta final para os Jogos Olímpicos, quero falar com você sobre os preparativos do Rio de Janeiro para abrir os braços, como o Cristo Redentor, para as delegações e torcedores do mundo inteiro. De acordo com a Embratur, a cidade vai receber entre 350 e 500 mil visitantes estrangeiros durante os eventos. Nós, brasileiros, somamos cerca de um milhão, segundo informações da Riotur, Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro.

Divulgação

Divulgação

Para isso, a Cidade Maravilhosa investiu tanto na construção e adaptação de instalações olímpicas quanto em obras de infraestrutura que ficarão de legado para os cariocas. Mobilidade, meio ambiente, desenvolvimento social e renovação urbana são os pilares que conduzem quase 30 projetos, impulsionados pelos eventos. Entre eles, destaque para a revitalização da Zona Portuária (Porto Maravilha), o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que pode atender a cerca de 300 mil passageiros/dia em 28 quilômetros de extensão, e a Transolímpica, nova via expressa que vai ligar os bairros de Recreio dos Bandeirantes e Deodoro em 30 minutos – hoje, o trajeto leva duas horas e meia. Os investimentos municipais para as obras de legado passam dos R$ 14 bilhões.

Foto: Kathi Spencer

Foto: Kathi Spencer

O Complexo Esportivo de Deodoro, na zona oeste do Rio, já tinha 60% das instalações construídas desde 2007, na ocasião dos Jogos Pan-Americanos. A Arena da Juventude, o circuito de canoagem slalom e a pista de BMX, construídos para a Olimpíada, ajudarão a transformar o complexo no Parque Radical, o segundo maior da cidade, que proporcionará lazer e esporte aos cariocas. A região de Copacabana sedia os eventos aquáticos e outdoor, como remo, canoagem e triatlo, enquanto o bairro Maracanã disponibiliza os estádios João Havelange e Maracanã, além do sambódromo e do ginásio para os eventos.

Foto: Nicholas Bitencourt

Foto: Nicholas Bitencourt

Os Jogos 2016 vão ser disputados em quatro regiões da cidade: Barra, Deodoro, Copacabana e Maracanã. São 33 pontos de disputa valendo medalhas, a maioria concentrada na Barra da Tijuca, centro da Olimpíada no Rio de Janeiro. Na zona oeste, o bairro nobre abriga 15 instalações, como o Parque Olímpico e a Vila Olímpica, que recebem 23 esportes. Além de ser o coração dos Jogos Rio 2016, o Parque Olímpico, que se estende por mais de um milhão de metros quadrados, será o primeiro Centro Olímpico de Treinamento da América do Sul após os eventos.

Foto: Marcin Wichary

Foto: Marcin Wichary

Ou seja, mesmo quem não conseguir participar dos eventos terá várias novidades para visitar no Rio depois dos jogos. Vamos?

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!