Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Além das telas: conheça cidades cenográficas abertas para visitação

Marcio Moraes

04/07/2016 09h05

Já assistiu algum filme e ficou morrendo de vontade de se transportar para dentro da tela só para explorar a locação? Em produções de ficção, muitas vezes as cidades são totalmente cenográficas, ou seja, montadas só para as gravações e, logo depois, demolidas. Entretanto, há alguns casos de lugares incríveis construídos e restaurados para grandes produções hollywoodianas que, depois, viram pontos turísticos.

Essas cidades são uma enorme mistura do real e fictício. Aposto que se você for visitar algum dos lugares citados abaixo, vai achar que está no meio de um filme!

1. Jogos Vorazes (2012)

Foto: Mark Moser

Foto: Mark Moser

Sim, o Distrito 12 continua de pé! Na vida real, a locação de Jogos Vorazes é um distrito têxtil chamado Henry River Mill Village, na Carolina do Norte (EUA), que foi abandonado em meados dos anos 80 após um incêndio na fábrica principal e uma grande enchente. Depois das gravações, o local passou a receber os fãs da série, que reencenam algumas passagens do filme, além de assar pães na padaria do Peeta, personagem importante da trama, e aprender a manusear o arco e flecha como a protagonista, Katniss Everdeen, interpretada por Jennifer Lawrence.

2. Hobbit (2012)

Foto: Hugh Baystanley

Foto: Hugh Baystanley

Lembra da vila simpática do Bilbo, protagonista da série, com todas aquelas casas pequenininhas escondidas em uma montanha florida? Para os dois primeiros filmes d´O Senhor dos Anéis, a locação foi montada em Matamata, na Nova Zelândia, e logo após, desmontada. Porém, a região começou a receber muitos turistas, mesmo sem as construções que aparecem no filme. Quando o Condado foi erguido novamente para a produção de O Hobbit, foram utilizados materiais permanentes. Assim, as casas ficam à disposição daqueles que desejam conhecer a terra mágica.

3. Cleópatra (1963) e A Paixão de Cristo (2004)

Foto: Jean Pierre Dalbera

Foto: Jean Pierre Dalbera

A Cinecittà Studios é um complexo que foi construído justamente para servir como cidade cenográfica para diversos filmes. Em Roma, o espaço já foi cenário para produções como Cleópatra e A Paixão de Cristo, mas não para por aí. Até hoje, a locação continua ativa e é utilizada para gravar a série Roma, da HBO, além de ser aberta para visitações.

4. Popeye (1980)

Foto: Tobias Scheck

Foto: Tobias Scheck

Para a gravação do filme Popeye, estrelado por Robin Williams, foi construída a vila Sweethaven, na Ilha de Malta, em sete meses. Depois do lançamento, o conjunto de 19 casinhas de madeira tornou-se um dos pontos turísticos mais populares da área. Hoje em dia, o espaço funciona como uma espécie de parque de diversões e museu sobre o marinheiro.

 5. Gladiador (2000) e A Múmia (1999)

Foto: Vince Millet

Foto: Vince Millet

Aït Ben Haddou é uma cidade fortificada entre Ouazazarte e o deserto do Saara, em Marrocos, fundada em 757 dC. Hoje em dia, apenas 8 famílias ainda moram na aldeia. Entretanto, o lugar é bastante conhecido e visitado por turistas, por ser uma famosa cidade cenográfica. Por lá, foram gravados filmes como Gladiador, A Múmia, Alexandre e o Príncipe da Pérsia. Há ainda uma exposição sobre todas as produções que já aconteceram na região.

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!