Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Porto Maravilha: confira as atrações abertas na região revitalizada do Rio

Marcio Moraes

15/07/2016 12h25

A região portuária do Rio de Janeiro teve um papel importante na construção da população e da identidade brasileira. Enquanto mais de 500 mil escravos africanos desembarcavam no Cais do Valongo, não muito longe dali, na Pedra do Sal, surgiam os primeiros afoxés, que deram início ao que conhecemos hoje como samba carioca. A partir de 1960, porém, com a mudança do porto para o bairro do Caju, a região ficou degradada.

A revitalização da zona portuária, impulso dado graças aos Jogos Olímpicos, é o maior projeto de reforma urbana do Brasil e transforma uma área equivalente a 600 campos de futebol em um complexo de arte, cultura e lazer. O Porto Maravilha reúne hotéis, torres residenciais, museus e centros de compras, cortados por um belo passeio público, a Orla Conde, e três ciclovias que unem o Aterro do Flamengo ao centro carioca. As obras, que começaram em 2011, têm previsão de término em 2026. Algumas atrações culturais, porém, estão abertas para os Jogos Rio 2016:

Museu do Amanhã

Foto: Bruno Bartholini

Foto: Bruno Bartholini

Grande símbolo do Porto Maravilha, o prédio projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava lembra as formas de um navio que, embora futurista, está em plena sintonia com o ambiente ao redor. O museu propõe uma interação entre ciência, arte, tecnologia e cultura de um jeito ousado e pioneiro, através de experiências sensoriais e interativas.

Centro Cultural José Bonifácio

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prédio de 1877 abrigou a primeira escola pública da América Latina e hoje é o Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira. Seu uso é versátil e combina atividades acadêmicas, pedagógicas e artísticas sobre a influência da cultura africana no País.

Museu de Arte do Rio

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O MAR, na Praça Mauá, ocupa um prédio de 1916 tombado pela Prefeitura desde 2010. São oito salas de exposição voltadas para a cultura visual. Desde sua inauguração, em 2013, o museu dá cursos de formação para professores e programas comunitários.

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!