As cachoeiras brasileiras que você precisa conhecer
Em dias de verão, o que mais queremos é nos refrescar. E não precisa ir muito longe para isso, já que o nosso país é conhecido por sua natureza maravilhosa, com praias, piscinas naturais e cachoeiras. Separei aqui cinco cascatas brasileiras que valem muito a pena conhecer!
Cataratas do Iguaçu
Localizada na divisa do Brasil com a Argentina, as Cataratas do Iguaçu são de longe as mais famosas do país. A parte brasileira está no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e, junto ao parque argentino, é considerada Patrimônio Natural da Humanidade. A chamada Garganta do Diabo é a queda com maior fluxo de água das Cataratas, com mais de 270 quedas!

Foto: Carlos Sanchez/Thinkstock
Cachoeira da Fumaça
Entre as cidades Lençóis e Palmeiras, na Bahia, está a Cachoeira da Fumaça, uma das principais atrações da Chapada Diamantina. Esta cachoeira recebeu este nome porque, de tão alta (385 metros!), a água evapora e causa a ilusão de fumaça. Os mais aventureiros podem se arriscar em uma trilha que percorre até 36 km no Parque Nacional da Chapada Diamantina durante três dias.

Foto: Divulgação/Turismo Bahia
Salto do Itiquira
Com 168 metros de altura, o Salto do Itiquira está situado no município Formosa, em Goiás. Nesta viagem, você pode dar a sorte de observar um arco-íris e uma revoada de andorinhas. Ponto turístico mais importante da cidade goiana, o Salto faz parte do Parque Municipal do Itiquira.

Foto: Divulgação/Governo de Formosa
Cachoeira do Tabuleiro
A Cachoeira do Tabuleiro fica na cidade Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais. Com uma beleza inquestionável, a queda de água tem mais de 270 metros de altura. Em baixo, o poço possui 18 metros de profundidade, mas tome cuidado se for mergulhar, porque ele é repleto de blocos de pedras!

Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro
Cascata do Caracol
Situada em Canela, no Rio Grande do Sul, a Cascata do Caracol pode ser encontrada no Parque Estadual do Caracol. Para a sorte dos moradores da cidade gaúcha, a cascata fica a 7 km do centro. Anote a dica: se quiser aproveitar para praticar exercício físico, vá à base da cascata pela escadaria de 927 degraus (ufa!).

Foto: Divulgação/Gramado e Canela
Já escolheu uma? Agora é só pegar a mochila, calçar o tênis e partir para o refresco!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.