Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Vale a pena viajar de trem pela Europa?

Marcio Moraes

07/04/2017 08h00

Quando planejamos uma Eurotrip, logo nos vem a pergunta: é melhor se deslocar de trem, ônibus, avião ou carro? Se você quer explorar o Velho Continente, mas está com essa dúvida, veio ao lugar certo. Aqui, coloquei as maiores vantagens de viajar de trem entre países europeus.

Sem burocracia de aeroportos e check-in

Quem já viajou de avião sabe que pode ser muito estressante ter de chegar até três horas antes do voo para fazer o check-in. Sem contar que os aeroportos sempre estão localizados longe do centro e dos hotéis onde estamos hospedados. Ir de trem é legal por dar o conforto de chegar só um pouco antes do horário da partida e não passar por toda aquela burocracia. Mas cuidado, não vá entrar no trem errado!

Estação Saint Pancras em Londres. Foto: Divulgação/Eurostar

Alta velocidade

Algumas empresas de trem te dão a opção de se locomover em alta velocidade. Por exemplo, a TVG Lyria possui veículos que podem atingir até 574 quilômetros por hora! Assim, parece até que não existem fronteiras entre os países. O trajeto de Paris à Genebra é realizado em menos de três horas. A sensação de ir tão rápido assim é até futurística.

Foto: Pierre Julien/Rail Europe

Paisagens típicas ao longo do caminho

Uma das maiores vantagens em viajar de trem é poder observar a paisagem interiorana e típica pela janela. Diferente do avião, neste transporte, você pode ter uma visão ampliada do cenário do país, já que há várias regiões em um mesmo trajeto. Se for de Toulouse para Barcelona, é possível passar ainda por Girona, Figueres e Perpinhã. Imagina só conhecer cinco cidades e dois países de uma vez só?

Girona, Espanha. Foto: iStock

Experiência que não temos no Brasil

Infelizmente, aqui no Brasil, não temos uma ferrovia com um propósito turístico que nos ligue a outras nações americanas. Então, enquanto ainda não podemos ter essa experiência por aqui, nada melhor que tê-la em um continente cheio de charme e história, né?

Foto: Divulgação/Rail Europe

E aí, te ajudei a decidir? Para encontrar bons preços e opções de trajetos, você pode ir até o site Rail Europe, que distribui os tickets e tem atendimento em português.

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!