Europa além de Greenwich: descubra as euro-asiáticas Armênia e Geórgia
Quando se fala em Europa, vem direto na nossa cabeça Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Alemanha… Mas o continente conta com mais de 50 países, todos cheios de história para contar e muitos deles localizados depois do Meridiano de Greenwich, ou seja, no Oriente. Várias empresas, como a Latitudes, já oferecem roteiros especiais para essas regiões, então eu separei hoje para você dois destinos imperdíveis e pouco conhecidos: as euro-asiáticas Armênia e Geórgia. Vamos nessa?
ARMÊNIA
Entre o mar Negro e o mar Cáspio, está Armênia. Com igrejas, mosteiros e monastérios, a região nos leva de volta aos anos antes de Cristo e às famosas histórias bíblicas. Entre os continentes europeu e asiático, o país da região montanhosa da Eurásia faz fronteira com a Turquia. No Monte Ararat, que hoje pertence ao território turco, é onde se acredita que a Arca de Noé encalhou após o dilúvio.
Na cidade de Vagharshapat, é possível ver a Catedral de Etchmiadzin, a Igreja Apostólica que foi construída no século IV e listada como Patrimônio Mundial pela Unesco. Além de antigas edificações, o país impressiona pela beleza natural, repleta de montanhas e lagos.

Catedral Etchmiadzin, na Armênia. Foto: takepicsforfun/iStock

Monte Ararat, na Armenia. Foto: YuliaGr/iStock
GEÓRGIA
Logo acima da Armênia, está Geórgia. Aqui, os castelos tomam conta do cenário. Pelo país, dá para perceber a influência tanto de regiões europeias, como Rússia e Turquia, quanto asiáticas, como Cazaquistão, o mais próximo. Por este e outros motivos, existe a dúvida "esses países estão na Europa ou na Ásia?". Bom, a cultura e a língua se aproximam mais do continente ocidental.
A capital Tbilisi proporcionou à região uma rica contribuição para a arquitetura local. Ao longo dos anos, casas antigas se misturam às mais novas com equilíbrio e harmonia no centro histórico. A fortaleza de Narikala, que tem 17 séculos de idade, é uma das atrações que mais valem a pena visitar.

Tbilisi, na Geórgia. Foto: saiko3p/iStock

Castelo Narikala, na Geórgia. Foto: Ozbalci/iStock
Agora, que tal trocar aqueles destinos clichês na Europa por um destes? Garanto que você não vai se arrepender!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.