Conheça o Inti Raymi, a maior festa do calendário Inca
Você já ouviu falar da Festa do Sol? A celebração peruana acontece todo ano para comemorar o início do inverno e já chegou a durar nove dias! Hoje, ela acontece em Cusco e na fortaleza Sacsayuamán, dois pontos turísticos mais visitados e misteriosos do Peru, todo dia 24 de junho. Quer conhecer um pouco mais? Então continue lendo!
Considerado o evento mais importante do calendário Inca, o Inti Raymi era uma celebração religiosa, em que os sacerdotes e os povos da região faziam homenagens ao Deus Sol, Inti, e simbolizava o início de um novo ano. Isso devido ao final do período de colheita, que encerrava o ano agrícola dos incas e marcava o início do próximo.
Junho foi o mês escolhido para as celebrações também por marcar o começo do frio. O povo Inca tinha o costume de pedir ao Sol que ele voltasse. Desde 1944, a festa acontece todo dia 24 de junho, na presença de representantes das gerações Incas e dos sacerdotes atuais.
Toda a celebração e os rituais no Qorikancha e na Plaza de Armas (regiões da cidade) são abertos ao público e tem entrada gratuita. Minha única recomendação é que você chegue o mais cedo possível, para ter uma vista melhor.
Quem pretende assistir à celebração em Sacsaywuamán precisa adquirir um ingresso, mas nada muito difícil. É só entrar no site www.intiraymi.org.pe.
A celebração deste ano pode já ter acabado, mas o Peru tem muito mais a oferecer ainda. Nos dias 28 e 29 de julho, o país celebra a sua independência com as Festas Pátrias. Em agosto, a Festa de Santa Rosa de Lima toma conta da capital peruana e, em outubro, é a vez da Festa de Senhor dos Milagros.
E aí, pronto pra embarcar?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.