Vai viajar? Saiba tudo sobre a nova cobrança de bagagem
Em dezembro de 2016, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou novas regras para a cobrança de bagagens. Antigamente, além da bagagem de mão de até cinco quilos, os passageiros poderiam despachar uma mala de até 23 quilos em voos nacionais e duas bagagens de 32 quilos cada em viagens internacionais. Agora, as companhias são livres para cobrar por mala despachada e o peso máximo permitido é de 23 quilos, não importa se o voo é nacional ou internacional.
Quais companhias já cobram por bagagem despachada?
A Azul, Latam e Gol já cobram de acordo com as novas regras da Anac. A última que aderiu às regras foi a Latam, que começou a cobrar em 24 de junho. A Avianca continua liberando a franquia em seus voos.
Quanto será cobrado por bagagem?
O valor depende de cada companhia e modalidade, então é necessário fazer uma pesquisa antes de optar pela empresa. Minha dica é pagar a taxa do despache online, junto com a compra da passagem. Isso porque se você deixar para comprar no momento do check-in, o valor pode subir.
Em voos nacionais, nas três companhias que já estão cobrando, quem opta por pagar para despachar no momento da compra da passagem paga o valor de 30 reais por bagagem. Na Gol, o preço pode chegar a 120 reais caso a pessoa decida fazer a compra no aeroporto.
E se a bagagem ultrapassar os 23 quilos?
Caso o peso da mala ultrapasse os 23 quilos, pode ser cobrada uma taxa extra, cujo valor também depende da empresa. Na Gol, por exemplo, são 12 reais para voos nacionais e quatro dólares para os internacionais por cada quilo excedente. Já na Azul, cada mala com excesso de peso custa 100 dólares para voos nos Estados Unidos ou 100 euros para voos na Europa. Em voos nacionais, o valor depende da cidade de origem e o destino.
E a bagagem de mão?
A boa notícia é que a mala de mão, que antes deveria ter o peso máximo de cinco quilos, hoje pode pesar até dez quilos.
E aí, o que você achou destas novas mudanças nos despache das malas? Vamos torcer para que as novas regras possam beneficiar o viajante sem bagagem!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.