Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Descubra as curiosidades do Louvre, museu mais visitado do mundo

Marcio Moraes

09/08/2017 08h00

Ir a Paris e não visitar o Museu do Louvre é quase um pecado! Entre as 38 mil obras expostas, estão a icônica Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e A Balsa da Medusa, de Théodore Géricault. O museu recebeu 7,4 milhões de visitantes só em 2016, sendo que destes, quase 70% eram estrangeiros.

Nesta quinta-feira (10/8), o lugar completa 224 anos desde sua inauguração. Com tanto tempo de vida, é impossível que ele não tenha segredos guardados, né? Para comemorar o aniversário do museu mais visitado do mundo, trouxe alguns destes fatos quase desconhecidos para você descobrir!

O edifício foi construído para ser um palácio

O Louvre começou a ser construído para ser um palácio, no século 16, a mando do rei François I, responsável pelos castelos do Vale do Loire. Sem ter sido finalizada, a obra foi ganhando novas estruturas de acordo com cada rei francês que assumia o poder. Por isso, o museu é uma mistura de diferentes estilos. Entre os arquitetos que deixaram sua marca estão Claude Perrault e Louis Le Vau.

Foto: theendup/iStock

A maior pintura do museu está na mesma sala que Mona Lisa

"O Casamento em Caná", de Pablo Veronese, é a maior pintura do museu e está localizada na mesma sala em que Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Não é para menos que alguns visitantes se decepcionam com o tamanho da Gioconda, que possui 77 cm de altura por 53 cm de largura enquanto a obra de Veronese tem 6 m por 9 m.

"O Casamento em Caná". Foto: Eugene/Flickr

É possível fazer um tour inspirado em "O Código da Vinci"

Os fãs de "O Código da Vinci" (2003) podem fazer um tour pelo local inspirado no livro de Dan Brown. É possível seguir os passos de Robert Langdon e Sophie Neveu, protagonistas da história, e aprender a diferenciar a ficção da realidade durante o caminho.

Foto: Divulgação/Museu do Louvre

A famosa pirâmide de vidro foi alvo de críticas

A pirâmide de vidro do Louvre é certamente um de seus maiores símbolos. Mas na época em que foi inaugurada, em 1989, foi muito criticada por contrastar com a arquitetura histórica do local e foi até chamada de sacrilégio. Projetada pelo norte-americano I.M. Pei – arquiteto atualmente com 100 anos de idade! –, a estrutura é uma das principais atrações do lugar.

Foto: roman_slavik/iStock

Você pode visitar o museu à noite

Quem não gostaria de passear por um museu sem filas e sem pressa, com todo o tempo para apreciar o local? No Louvre, dá para ter um gostinho disso, já que, nas quartas e sextas-feiras, ele fica aberto das 9h às 21h45. Quem escolhe visitá-lo mais tarde enfrenta menos fila e competição com outras pessoas na hora de admirar as obras.

Foto: Ruy Barbosa Pinto/Flickr

E aí, você já conhecia essas curiosidades? Já teve a oportunidade de visitar o Louvre? Conte nos comentários!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!