Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

São Petersburgo, o lado mais europeu da Rússia

Marcio Moraes

15/09/2017 08h00

A Rússia, o maior território do mundo, ocupa dois continentes: a Europa e a Ásia. Por isso, o país traz traços de ambas as culturas e sua identidade continua a gerar polêmica e debates. Hoje, trouxe para vocês o lado da Rússia que mais se assemelha à Europa Ocidental: a cidade de São Petersburgo. Quer saber por quê? É só continuar a ler!

Canais de Veneza x de São Petersburgo

Um dos apelidos de São Petersburgo é "Veneza do norte". Isso, porque a cidade ostenta lindos canais como os da famosa região italiana e também é repleto de passeios de barco. Minha dica é observar as pontes se levantarem para dar passagem às grandes embarcações à meia-noite, no chamado "midnight cruise".

Canais de Veneza. Foto: valio84sl/iStock

Canais de São Petersburgo. Foto: ilkercelik/iStock

Versalhes x Peterhof 

Qualquer semelhança entre os palácios Peterhof, em São Petersbugo, e Versalhes, em Paris, não é mera coincidência. Dizem que, após voltar de uma visita ao edifício parisiense em 1717, o czar Pedro, o Grande, voltou com muita inspiração para seu palácio na cidade russa. Peterhof é até chamado de "Versalhes russo", e não é para menos, né?

Palácio de Versalhes. Foto: VitalyEdush/iStock

Palácio de Peterhof. Foto: Leonid Andronov/iStock

Louvre x Hermitage

O museu Hermitage é constantemente comparado ao clássico Louvre devido às ambas ricas coleções de arte e ao tamanho. Apesar de o museu parisiense ser o mais visitado do mundo, a atração russa não fica muito atrás em quesito de tamanho: são 233.345 metros quadrados, com mais de um milhão de pinturas, além de outros objetos como armaduras medievais e artefatos arqueológicos!

Museu do Louvre. Foto: roman_slavik/iStock

Museu Hermitage. Foto: Grigorev Vladimir/iStock

Holanda x New Holland Island

Este novo espaço cultural, como o próprio nome diz, traz grande semelhança à Holanda. Esses traços vêm dos construtores navais holandeses, trazidos por Pedro, o Grande, para criar a ilha artificialmente em 1730 (ah, ela tem formato de triângulo!). A atração está a apenas 20 minutos a pé do museu Hermitage.

Amsterdã., Holanda. Foto: bhidethescene/iStock

New Holland Island. Foto: alarico/iStock

E aí, o que achou dessas semelhanças? Conhece as facetas da Rússia? Conte nos comentários!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!