Comida de avião: veja como são feitas as refeições de bordo
As comidas de avião são sempre debochadas pelos passageiros, porém, poucos fazem ideia de como elas são preparadas. Não é um processo simples, já que precisam estar prontas horas antes de serem servidas, a milhares de metros do chão. As refeições são geralmente parte de voos com longa duração e/ou em horários que coincidem com café da manhã, almoço ou jantar.
Quem faz?
Para tirar a má fama das comidas a bordo, algumas companhias têm oferecido para as primeiras classes e as executivas opções assinadas por chefs renomados, como a Air France com o chef Daniel Boulud. Mas isso é assunto para outro post! A comida que vai para os aviões é feita por empresas especializadas, como a LSG Sky Chefs, uma das mais conhecidas, a Flying Food Group e a IMC (International Meal Company). Apenas uma empresa desta pode produzir até 85 mil de refeições por dia. É muita demanda!
Onde faz?
O lugar de preparo, claro, não é dentro da aeronave. A comida é feita mais ou menos dez horas antes do voo e em locais próximos a aeroportos. Pré-preparada, ela é embalada a vácuo para depois ser aquecida em fornos elétricos especiais dentro do avião. Até os alimentos chegarem aos fornos, eles são conservados na temperatura de 2ºC a 5ºC.
Quem escolhe?
Agora você se pergunta: mas quem escolhe o menu? Ele é elaborado por especialistas, que levam em conta tanto os alimentos de cada época do ano, quanto as rotas dos voos. Geralmente, ele é baseado na culinária da região da companhia aérea. Os pratos são escolhidos até um ano antes, para que eles sejam testados e os preços analisados.
E as bebidas?
Na maioria dos voos, as opções de bebidas vão de suco de laranja a vinho. Para manter todos gelados, as empresas os matêm em um freezer refrigerado a uma temperatura de -42°C. Em apenas 12 minutos, o freezer é capaz de passar uma bebida de temperatura ambiente para 5°C.
E aí, matei a sua curiosidade sobre as comidas de avião?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.