10 lugares ao redor do mundo para apreciar o eclipse lunar
A Terra se colocará entre o Sol e a Lua nesta sexta-feira, 27, ocasionando o eclipse lunar mais longo do século XXI e a equipe do Companhia de Viagem listou os melhores lugares ao redor do mundo para assistir à esse fenômeno.
A fase total do fenômeno começará às 16h30 (horário de Brasília) e terá duração de uma hora e 42 minutos, já que a lua passará próxima ao centro da sombra terrestre. Durante essa fase, o satélite refletirá uma tonalidade avermelhada que lhe confere popularmente o nome de Lua de Sangue. Do Brasil, será possível ver o fenômeno, no fim da tarde. Para isso, é preciso olhar para o horizonte, a leste.
Islândia
A Islândia, região próxima do Círculo Polar Ártico, é um dos melhores lugares do mundo para ver as auroras boreais, fenômeno que gera uma intensa luz esverdeada no céu. Mas o luar também ganha espaço dentro do território islandês, em especial na Kerry Dark Sky Reserve, reserva natural na região de Kells, que recebe o público interessado na contemplação.
Portugal
A cidade portuguesa de Alqueva foi consolidada como o primeiro sítio do mundo a ter o título de "Starlight Tourism Destination", concebido pela Fundação Starlight. A região é conhecida mundialmente por oferecer um céu repleto de estrelas, oferecendo rotas turísticas e alojamento para os interessados.
Chile
Um dos melhores destinos de observação no hemisfério sul, o deserto do Atacama é o mais alto e mais árido do mundo, onde fica o surpreendente observatório Alma (sigla do inglês Atacama Large Millimeter Array), o maior projeto astronômico da Terra. As montanhas de Cerro Armazones abrigam o maior telescópio do mundo.
Rio de Janeiro
Pouco se ouve falar sobre o céu de Nova Friburgo, mas a cidade carioca reserva muitas surpresas boas. Além de ter auxílio do planetário, os turistas podem observar as estrelas a olho nu durante o inverno, especialmente na região do Parque Estadual dos Três Picos, em Salinas.
Nova Zelândia
A Nova Zelândia é repleta de belezas naturais e não poderiam faltar espetáculos celestiais entre suas qualidades. É por lá que se encontra a reserva Aoraki Mackenzie Dark Sky Reserve e o Lago Tekapo, um dos melhores sítios do mundo para a observação astronômica.
Canadá
Em Ontário, o Bluewater Outdoor Education Centre completa 40 anos em atividade, sempre ensinando, ao ar livre, sobre os recursos naturais deste mundo. O sítio de 130 hectares permite ainda uma surpreendente visão do céu, da aurora boreal e dos arredores da Reserva da Biosfera da UNESCO.
Havaí
Para melhorar ainda mais o Havaí, o céu acaba colaborando, oferecendo um espetáculo celeste quando a noite cai em Mauna Kea. As condições do local são tão ideias que este é o lar da maior observatório astronômico do mundo, com telescópios operados por astrônomos de 11 países.
França
Na região montanhosa de Hautes-Pyrénées, que atrai 1 milhão de turistas por ano, é possível encontrar um pedaço do universo. Equipamentos científicos foram instalados na Pic Du Mid Dark Sky Reserve, local para monitorar a qualidade do céu, incluindo visões espetaculares da Via Láctea, ao longo dos anos.
Alemanha
A menos de duas horas de carro de Berlim, a Westhavelland Dark Reserve oferece uma das melhores vistas do país. Durante o verão, o céu chega a ficar tão claro que é possível enxergar até a luz solar zodíaca, espalhada pela poeira estelar.
E aí, ansioso para ver esse espetáculo? Conte para a gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.
Quer mais dicas de viagem? Assista ao Companhia de Viagem aos domingos, às 19h30, na Record News!
Fonte: El Pais e Quanto Custa Viajar
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.