Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Fim de ano 2018: 5 lugares para viajar no Natal

Marcio Moraes

19/12/2018 08h00

Para nós, meros mortais, a época de Natal e de fim de ano é um dos períodos de folga mais aguardados do ano inteiro. Que tal aproveitar a vibe natalina para riscar mais um destino da sua lista e viajar no Natal?

O Companhia de Viagem separou alguns lugares que têm um clima propício para a chegada do Papai Noel e que são boas alternativas de destinos para visitar nessa época do ano. Por ser uma festa mais voltada para a família, lógico que consideramos sugestões que sejam mais tranquilas e ideais para a curtição entre pais e filhos.

Nossa lista traz algumas opções nacionais, mas também internacionais, caso o seu orçamento esteja mais folgado ou você não queira economizar nas férias natalinas. Bora aproveitar?

Gramado, Rio Grande do Sul

Não existe cidade brasileira mais espetacular para curtir o Natal do que Gramado. Mesmo que no Brasil essa não seja a época mais fria do ano, o destino é inspirador e indicado para viajantes e famílias, principalmente com crianças pequenas.

No fim do ano, a cidade fica toda iluminada e tomada pelo clima natalino, graças ao evento Natal Luz. Além das luzes que tomam conta das ruas, você vai ter a chance de acompanhar uma intensa maratona de shows, musicais e espetáculos de teatro. Tudo isso para celebrar o nascimento de Jesus Cristo e a chegada do bom velhinho.

Algumas das atrações gratuitas mais famosas de Gramado são o Acender das Luzes, quando as luzes se acendem harmoniosamente; a Árvore Cantante, em que um coral se apresenta enquanto recria a imagem de uma árvore de Natal; a decoração de Natal nas ruas, que sempre surpreende com novidades; a Vila de Natal, onde fica a Vila do Papai Noel e acontecem as apresentações de teatro; e a Parada de Natal, com personagens natalinos que saem em passeata pelo centro.

Por ser uma época muito procurada pelos turistas, o ideal é não deixar para buscar hospedagem e passagem aos 45 minutos do segundo tempo. Não deixe para a última hora!

Foto: iStock

Penedo, Rio de Janeiro

Nem só de praias vive o Rio de Janeiro. Localizada a 200 km da capital, o vilarejo de Penedo é a própria vila do Papai Noel em terras brasileiras. Essa cidadezinha encantadora, com pouco mais de 5 mil habitantes, é a única colônia finlandesa no país.

Localizada bem próxima ao Parque Nacional de Itatiaia, a natureza por lá é espetacular e se funde muito bem com o ambiente de celebração do Natal e a arquitetura escandinava.

Em Penedo, está a Pequena Finlândia, que conta com a Casa do Papai Noel. A vila é uma graça, tem 32 lojas que recriam a arquitetura e o cotidiano do país nórdico. Por lá, o turista vai ficar encantado com as casinhas coloridas de madeiras que lembram as cidades de Porvoo e Rauma.

Já a Casa do Papai Noel é bem aconchegante, toda construída com troncos, com estilo rústico. É lá que o Bom Velhinho guarda carinhosamente todas as cartinhas que recebe de crianças de várias partes do Brasil. No Natal, enquanto muita gente descansa, o Papai Noel trabalha, chegando a receber cerca de 5 mil pessoas.

Não é difícil se apaixonar pela hospitalidade e cultura finlandesas, que fazem questão em manter viva a tradição do Natal.

Foto: iStock

São Paulo, São Paulo

Num primeiro momento, a escolha em passar o Natal na Terra da Garoa pode parecer meio sem graça, mas a cidade conta com excelentes atrações e opções de entretenimento durante as comemorações natalinas.

No parque do Ibirapuera, por exemplo, o turista poderá assistir ao espetáculo de águas e luzes da fonte, além de admirar a árvore de Natal com 35 metros de altura, que equivale a um prédio de 20 andares. Você vai aproveitar também as Caravanas Iluminadas, patrocinadas pela Coca-Cola.

Vale a pena dar uma voltinha pela Avenida Paulista e pela rua Normandia, que têm a sua arquitetura tomada pela decoração ultra fofa natalina.

Em 2016, outra região da cidade que ganhou ares natalinos foi a Vila Madalena. Empreendedores, moradores e frequentadores da região se uniram para realizar o Natal da Vila. Buscando valorizar o espaço urbano local, a ação envolveu a decoração de mais de 200 postes dos bairros.

O edifício Matarazzo também ganhou decoração especial e contou, mais uma vez, com a presença do Papai Noel de bicicleta. Já o Parque Trianon teve 80 árvores decoradas para o evento e contou com um Papai Noel inflável de 15 metros.

Em 2017, a prefeitura de São Paulo aproveitou a ocasião para iluminar duas mil árvores espalhadas por ruas e avenidas como a Rebouças, Sumaré, Atlântica e Vergueiro, além da instalação de árvores de Natal com mais de cinco metros de altura em praças das várias subprefeituras.

Foto: iStock

Nova York, Estados Unidos

Já na terra do Tio Sam, a pedida é passar o Natal no melhor estilo "Esqueceram de Mim". Ou seja, vale a pena dar uma esticadinha até a Big Apple.

A cidade, nessa época do ano, fica incrível. Com sorte, você poderá ver os cenários cobertos de neve. Por isso, esteja preparado para encarar MUITO frio. Em dezembro, as temperaturas variam entre -2 e 6 graus Celsius.

Aproveite a decoração típica e toda a atmosfera mágica do lugar, com suas lojas e ruas todas decoradas e iluminadas. Vale a pena dar uma passeada pela região do Rockefeller Center, com sua árvore de Natal de 25 metros de altura e uma pista de patinação no gelo montada especialmente para as festas de fim de ano.

O espírito natalino invade também as várias lojas de departamentos americanas, que ficam lindamente decoradas para as comemorações. Um exemplo é a popular Macy´s, que tem um andar todo voltado ao bom velhinho: a Macy´s Santaland.

Vale a pena dar uma espiada também nas lojas espalhadas pela Quinta Avenida, com suas decorações mega elaboradas, como a Saks Fifth Avenue, a Bloomingdale´s, a Barneys e a Bergdorf Goodman. Outra boa pedida é passear pelos famosos mercadinhos de Natal: Union Square Holiday Market e Grand Central Holiday Fair.

Foto: iStock

Lapônia, Finlândia

Quer ir um pouco mais longe? Que tal ir para a verdadeira terra do Papai Noel?

A vila do Papai Noel realmente existe e fica, mais precisamente, na Lapônia. Por lá, o visitante vai encontrar o que há de melhor quando o assunto é Natal: renas, luzes, pinheiros branquinhos, neve, personagens típicos e, claro, ficar frente a frente com o próprio Papai Noel.

Embora a capital Rovaniemi viva boa parte dos dias do ano dedicados ao Natal, é no fim do ano que a magia alcança níveis extremos.

Numa visita até a região, conheça a Casa do Papai Noel, admire as paisagens cobertas pelo branco da neve, fuja do frio em uma sauna finlandesa e aproveite para passear com renas e huskies siberianos. Tudo, claro, com roupas apropriadas para o frio que toma conta da Finlândia no inverno.

Aliás, visitar a Lapônia no Natal pode ser uma experiência única, porém gelada. As temperaturas podem chegar a – 30 graus Celsius. Por isso, esteja preparado. A sensação é congelante, mas o frio é recompensado pela satisfação de estar bem pertinho do Papai Noel.

Foto: iStock

Se você gostou dessa matéria, compartilhe com seus amigos!

Quer mais dicas como essa? Assista ao Companhia de Viagem aos domingos, às 19h30, na Record News!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!