Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

A arte de ser feliz em Copenhague

Marcio Moraes

15/01/2016 14h25

Caro amigo,

Às vezes, fico tentando imaginar quais características fazem de um lugar o melhor do mundo. Aí eu me lembro de Copenhague, capital da Dinamarca, três vezes eleita a melhor cidade para se viver segundo a revista inglesa Monocle. De fato, a felicidade parece tocar seus habitantes, que levam o sorriso no rosto como verdadeira doutrina.

Há quem pense que os povos escandinavos sejam frios como a própria região ao longo do inverno. Mas a lógica parece funcionar de maneira diferente na Dinamarca. Talvez pela economia forte do país ou seu elevado Índice de Desenvolvimento Humano. Talvez pela preocupação com o meio ambiente, sustentabilidade e o equilíbrio natural. Talvez, Copenhague seja tão interessante e dinâmica que não há lugar para o tédio. Ou é uma soma de tudo isso?

Convido você a desvendar os motivos pelos quais Copenhague significa felicidade. Vamos?

1. TIVOLI GARDENS

Divulgação

Divulgação

A cidade que abriga um dos cinco parques temáticos mais visitados da Europa não poderia ser menos feliz. O Tivoli Gardens, inaugurado em 1843, é um dos maiores símbolos de Copenhague e recebe mais de 4 milhões de visitantes por ano. O parque, que fica no coração da cidade, propõe uma fuga ao mundo da fantasia com jardins exóticos, brinquedos clássicos e shows de luz e som. Impossível não voltar à infância ao passear na montanha-russa de madeira mais antiga do mundo.

2. MOBILIDADE URBANA   

Foto: Christian Alsing

Nós sabemos muito bem que o trânsito é uma das maiores fontes de insatisfação nas grandes cidades. Imagine, então, uma capital na qual 55% da população usa bicicleta (isso mesmo!) como meio de transporte. Claro que algumas características importantes, como terreno plano e vias bem sinalizadas, contribuem para que a experiência de pedalar seja mais prazerosa. Se você quiser se sentir como um local, alugue uma bicicleta com GPS disponível na rua. Outra opção é fazer um city tour a bordo de uma magrela com a empresa Cycling Copenhagen.

3. OS CANAIS DE COPENHAGUE

Foto: Morten Jerichau

Se pedalar pela capital dinamarquesa é empolgante, navegar por entre seus canais é uma garantia de felicidade plena. Durante o trajeto que parte do centro da cidade, somos levados aos principais pontos da cidade, como os palácios Christiansborg e Amalienborg, o imponente prédio Black Diamond, símbolo da arquitetura moderna do país, e a famosa escultura da Pequena Sereia. Para mim, essa é a melhor maneira de se ambientar à agradável atmosfera da cidade.

4. GASTRONOMIA DE VANGUARDA

Foto: Thais Ritli

Foto: Thais Ritli

Já falamos aqui no blog  sobre a cena gastronômica de Copenhague e os restaurantes que traduzem um novo conceito de cozinha. Mas vale lembrar que a busca pelo consumo de alimentos orgânicos, sazonais e locais reflete no bem-estar da sociedade e, consequentemente, na sensação de felicidade das pessoas. E nem preciso dizer que o meio ambiente agradece, é claro!

5. VALORIZAÇÃO DA ARTE

DIvulgação

DIvulgação

Vamos concordar que não dá para ser feliz em uma cidade sem cor, som e forma. Ao caminhar pelas vielas de Copenhague, vemos uma capital vibrante, que conta sua fascinante história através da arquitetura dos prédios, do jeito de vestir dos habitantes, das galerias e museus. Amantes do icônico design dinamarquês encontram várias opções de lojas na rua Strøget, como a Illums Bolighus e a Royal Copenhagen, que funciona desde 1775.

Abraço e até a próxima!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!